Portugal, o melhor destino turístico sustentável
Portugal deslumbra-se pelas paisagens de Norte a Sul, pela sua gastronomia, cultura, vinhos, praias… Mas também por se ter tornado um país turístico sustentável para visitar este ano e sempre que quiser.
Há alguns meses, o nosso país recebeu o prémio ITB Earth Award atribuído pela ITB Berlim e pela Green Destination como o destino mais ecológico da Europa e um exemplo da luta contra as alterações climáticas. É assim que foi descrito pela Green Destinations, uma fundação sem fins lucrativos que se dedica ao turismo sustentável. Portugal tornou-se uma referência turística para o mundo em qualidade sustentável.
Esta qualificação não vem sozinha. Portugal não deixa de preparar melhorias ambientais e de sustentabilidade. Por exemplo, há um ano, aprovou-se um novo financiamento para melhorar a eficiência energética dos edifícios. Foi o "Aviso 25 - Eficiência Energética nos Edifícios" que visava promover a eficiência energética. Um passo enorme para melhorar o desempenho energético dos edifícios e alcançar os objetivos do Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética. Esta lista de subvenções incluía a substituição de janelas antigas por janelas novas. A troca de janelas consistiu na substituição de janelas antigas por janelas eficientes (Classe A ou A+) por uma CLASSE+. Estas candidaturas tinham de incluir uma simulação da classificação energética ou da própria etiqueta energética, apenas para as empresas que aderissem à CLASSE +. Há que salientar que as ajudas eram tanto para empresas como para particulares.
Escolher o tipo certo de janelas para a nossa casa é muito importante para viver com sossego e que a qualidade de vida seja a melhor possível e possamos orgulhar-nos de ter uma casa saudável. É preciso saber escolher entre janelas em PVC ou alumínio, conhecendo as características de cada tipo e as que melhor se adaptam às divisões e o que queremos atingir com a sua instalação. Já seja para conseguir um melhor isolamento térmico, reduzir a condensação da casa ou, por exemplo, diminuir o barulho que entra em casa. Sem esquecermos a poupança que pode supor a escolha das janelas perfeitas para a nossa casa. A mudança de janelas pode estar relacionada com o ambiente, a condensação, a poupança de energia ou a condução de calor. O melhor que pode fazer é pedir-nos orçamento e nós ajudá-lo-emos a escolher as janelas que precisa para melhorar a eficiência da sua casa.
Aos poucos, Portugal está a tornar-se um país sustentável e amigo do ambiente, do bem-estar do planeta e de todos os que nele vivem. No passado mês de fevereiro bateu o seu próprio recorde em energias renováveis. 90% do consumo de eletricidade provém apenas da energia eólica, atingindo 63% da produção deste tipo de energia no dia 1 de fevereiro. No mês anterior já tinha conseguido atingir 61% da produção e em março de 2018 foi quando atingiu o primeiro recorde, alcançando um marco histórico também proveniente de fontes de energia renováveis, como a solar, eólica, hidráulica, geotérmica ou a biomassa. Foi tal a proeza, que o valor atingido no ano passado ultrapassou pela primeira vez a procura e atingiu 103,6%, segundo dados da entidade internacional Sustainable Earth System Association e da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN). Portugal já estaria neste sector, acima de países como, por exemplo, Espanha. Além disso, temos de acrescentar que acaba de receber um prémio que o qualifica como o melhor país para o turismo sustentável. Uma façanha de se lhe tirar o chapéu. Se este verão estiver a pensar em conhecer melhor o nosso país, quer o turismo rural quer o urbano será uma excelente escolha. Aqui ficam algumas das nossas recomendações para as suas férias num entorno amigo do ambiente.
Fontes: Publico