Como é que as janelas em PVC actuam contra a poluição? | KÖMMERLING

Como é que as janelas em PVC actuam contra a poluição?

As janelas são um dos elementos que separam o interior do exterior de uma casa, pelo que são a conduta entre o ar interior e o exterior. Podemos então considerar as janelas em PVC como uma barreira contra a poluição? Neste post tentamos responder a todas as possíveis dúvidas que existem em torno deste assunto. Além disso, analisamos se as janelas de PVC contaminam por si mesmas.
 

poluição janelas

Uma Barreira à Poluição

Quando falamos de poluição, tendemos a pensar apenas nas partículas de CO2 no ar, mas também não devemos esquecer a poluição sonora. É importante informarmo-nos e instalar janelas que nos isolem de todos os tipos de poluentes.  Vamos rever diferentes características, características e elementos que devemos ter em conta se quisermos que as nossas janelas sirvam de barreira contra a poluição.

Permeabilidade ao ar

Sabemos que a permeabilidade do ar tem um impacto directo no conforto dos utilizadores de uma casa, uma vez que quanto menos ar entrar pelas nossas janelas, menos nos custará manter uma atmosfera quente ou fria (dependendo da época do ano) no interior. Por outras palavras, evitaremos infiltrações de ar indesejadas que desencadearão o nosso consumo de aquecimento ou ar condicionado.

Nas grandes cidades ou em áreas com má qualidade do ar (zonas industriais, grandes avenidas, áreas com grande tráfego automóvel...) a permeabilidade do ar das janelas assume uma importância especial. Quanto mais baixa for a permeabilidade do ar de uma janela, melhor funcionará como uma barreira contra a poluição exterior.

A permeabilidade ao ar é medida numa escala de 1 a 4, sendo a Classe 4 a mais estanque. Portanto, quanto maior for o valor obtido por uma janela nesta classificação, maior será a sua protecção contra a poluição. No caso das janelas com sistemas de PVC KÖMMERLING, toda a gama de janelas e a grande maioria dos deslizadores e portas de correr são de classe 4 em termos de permeabilidade ao ar, e estes sistemas ajudam a proteger a nossa saúde. 

Esta barreira de protecção pode ser melhorada se também utilizarmos mecanismos de ventilação controlada. Estes dispositivos permitem renovar o ar da casa, filtrando-o e deixando-o livre de partículas poluentes e agentes poluidores.

janelas meio ambiente e isolamento

Quanto maior for a estanqueidade e o isolamento, menor será o consumo

Quanto melhor for o desempenho técnico das nossas janelas, menos utilização faremos de aquecimento ou ar condicionado, uma vez que com as janelas de PVC KÖMMERLING, as perdas de energia podem ser reduzidas em até 70%. Indirectamente, ao reduzirmos o nosso consumo de ar condicionado e refrigerantes, também reduzimos as emissões de CO2 que estes emitem para a atmosfera.

Actuam como uma barreira, mas será que as janelas de PVC poluem?

Falámos de como as janelas de PVC funcionam como uma barreira contra a poluição externa, mas será que poluem por si mesmas? O que acontece se as compararmos com janelas feitas de outros materiais? Em 2005, a Universidade Politécnica da Catalunha desenvolveu um estudo sobre o consumo de energia e as emissões de CO2 associadas à produção, utilização e eliminação final de janelas em PVC, alumínio e madeira. O resultado deste relatório mostrou que o PVC é o material que consome menos energia durante todo o seu ciclo de vida. Além disso, foi também demonstrado que é o material que emite menos CO2.

 

E os compostos orgânicos voláteis?

Os compostos orgânicos voláteis (COV) são poluentes atmosféricos libertados por certos elementos, tais como tintas, vernizes e certas indústrias. Embora os regulamentos não tenham em conta a qualidade do ar interior, apenas falam sobre a necessidade de ventilação, noutros países vão mais longe. Uma vez que muitos dos elementos que nos rodeiam emitem COVs (Compostos Orgânicos Voláteis), que podem ter consequências prejudiciais para a saúde, em França existe a obrigação de rotular os produtos de construção de acordo com o seu nível de emissões.

Esta certificação qualifica cada produto dentro desta escala: A+, A, B e C, de acordo com o nível de emissões de COV desse produto. Os materiais que emitem as emissões mais poluentes recebem um C. Os sistemas KÖMMERLING em França têm este rótulo, obtendo uma classificação A+ (emissões muito baixas).

Deixamos-lhe uma imagem da certificação:

compostos organicos volateis janelas

Janelas e fogo em PVC

Há muitos mitos em torno das janelas de PVC que não são verdadeiros. Uma delas é a alegação de que as janelas em PVC são perigosas em caso de incêndio.

KÖMMERLING PVC tem uma classificação de fogo que não é facilmente inflamável e é auto-extinguível, o que significa que as janelas com sistemas KÖMMERLING PVC não retêm fogo em caso de incêndio e nunca serão a fonte. No que diz respeito aos gases tóxicos que podem ser emitidos pelas janelas de PVC quando ardem, para serem emitidos as janelas devem ter atingido uma temperatura de 350º. Se uma casa atinge essa temperatura, o mínimo com que os seus habitantes terão de se preocupar são as janelas.

Com tudo isto podemos ver que as janelas não são apenas mais um elemento da casa que nos protegerá do frio ou do ruído exterior, mas que a sua qualidade e benefícios podem também tornar-se uma barreira contra a contaminação.

Mais visto