Consulta noções sobre ventilação | KÖMMERLING

Consulta noções sobre ventilação

A ventilação é fundamental para manter o ar do interior em condições aceitáveis. Além disso, com uma correcta ventilação, poderá evitar-se possíveis problemas de condensação em sua moradia e disfrutará de um lar mais limpo e saudável.

16 Dic 2014
To share:
ventilaçao

Uma janela deve possibilitar a renovação do ar para proporcionar condições aceitáveis de habitabilidade. Estas renovações necessárias implicam algumas perdas de energia, pelo que será preciso então estabebelecer um equilíbrio entre elas e as renovações por hora do local. Para garantir uma eficaz e não dispendiosa renovação do ar:

  • Em moradias, deverá conseguir-se entre 0,5 renovação/hora (para climas frios) e 1 renovação/hora (para climas quentes), ou garantir uma chegada de ar fresco entre 9 e 14 m3 por hora e pessoa.
  • Nos arrumos e cozinhas, etc., em que seja preciso eliminar o vapor, deve dispor de um arejamento maior.
  • Em locais onde se encontram aquecedoresa gás, salamandras a lenha ou carvão, cozinhas a gás, caldeiras, esquentadores de água, será preciso acrescentar 30 a 50 m3/h para evitar condensações, combustão incompleta ou concentração de CO
  • Em locais públicos em que seja permitido fumar, deve assegurar-se até 50m3 por pessoa e hora.

ventilaçao

Noções sobre ventilação

Se considerarmos que o volume é uma escala logarítmica , uma pequena redução em dB pode fazer uma diferença notável em nossa percepção do ruído. Especificamente , se reduzi-la em 10 dBA o ouvido humano percebe como se metade . Especificamente, para uma intensidade de som externo de 80 dBA faria: Uma ventilação espontânea (através das juntas) é insuficiente, para além de duas horas depois, a qualidade do ar não ser higienicamente aceitável. A ventilação permanente (através de grelhas e folhas basculantes), necess ta de mais de uma hora para que se faça a renovação e implica perdas de energia consideráveis. Na troca de ar, a ventilação por corrente cruzada é a melhor, já que aos 5 minutos o ar recupera a sua qualidade, aos 10 minutos renova-se por completo, e paredes e tectos quase não se enfriam, o que implica uma leve perda energética.

 

Mais visto