Isolamento térmico e poupança de energia | KÖMMERLING

Isolamento térmico e poupança de energia

A janela é um elemento da casa por onde se perde mais energia. Por isso, ter janelas de fraca qualidade implica logo desperdício de muita energia e dinheiro, pelo que haverá necessidade de instalar boas janelas com as quais poderá chegar a poupar até 70% no aquecimento e ar condicionado, algo que tanto o meio ambiente como a sua bolsa agradecem.

Transmissão térmica, o valor U

O valor da transmissão térmica indica a quantidade de calor que se troca com o exterior. No conjunto da fachada de um edifício o ponto débil é constituído pelos espaços ocos, sendo de especial importância escolher os valores adequados. O valor da transmissão térmica do UH espaço oco depende de dois elementos: o valor da transmissão da estrutura, dos perfis, (UH,m) e do vidro (UH,v),em função das suas superfícies.

O valor U de uma janela

  •  Perfis: o seu valor de transmissão térmica depende do material e da geometria dos perfis. O Código Técnico de Construção inclui uma tabela (baseada na norma Europeia UNE-EN ISO 10077-1) com os valores U dos materiais mais utilizados nas caixilharias (PVC, metal e madeira):

tabla transmitancia termica

Na tabela comprovamos que o PVC é o material para perfis de janelas mais isolante de quantos existem no mercado, muito acima inclusivamente dos perfis metálicos com "ruptura da ponte térmica".

O superior isolamento das janelas em PVC comparadas com as produzidas com materiais como o alumínio explica-se facilmente por uma simples lei física: quanto mais baixa é a condutividade térmica de um material, maior é o seu isolamento. O coeficiente de condutividade do PVC (0,16 W/mK) face ao alumínio (206 W/mK) dá-nos uma ideia da melhoria qualitativa que implica o instalar janelas em PVC nas nossas casas.

O PVC tem uma baixa condutividade térmica, umas mil vezes inferior ao do alumínio. Por isso, os perfis em PVC não necessitam de ruptura da ponte térmica, pois é o próprio perfil que rompe com a ponte térmica. A ponte térmica produz-se em perfis metálicos cuja alta condutividadeos converte em maus isolantes.

isolamento-termico

  • Vidros: o seu valor de transmissão térmica depende essencialmente do tipo de vidro e da espessura da câmara interior, tendo em conta que a partir de certa espessura da câmara e dependendo da composição do envidraçamento, pode reduzir-se a capacidade de
    isolamento por fenómenos de convecção no interior da câmara. O vidro tem uma influência importante no valor U global da janela, proporcional à superfície que ocupa. O normal é que o vidro ocupe por volta de uns 65-70% da superficie total da janela.

A instalação de vidros de baixa emissividade, conservando a mesma espessura de câmara, reduz significativamente os valores de transmissão do vidro, e como tal do isolamento.

 O valor U de uma janela com perfis KÖMMERLING

O Código Técnico, para determinadas zonas, orientações e superfícies de espaços ocos na fachada, exige valores muito elevados de isolamento térmico, e os sistemas KÖMMERLING são a escolha ideal pelo seu reduzido valor U. Os ensaios realizados sobre os perfis KÖMMERLING melhoram ainda mais estes valores. Por exemplo, o sistema EuroFutur alcança valores desde 1,3 W/m2 K. Em questão de poupança, a KÖMMERLING oferece sempre as melhores expectativas:

O PVC é o material para perfis de janelas mais isolante de quantos existem no mercado, muito acima inclusivamente dos perfis metálicos com "ruptura da ponte térmica".

Mais visto