O que é a ruptura térmica?
Dependendo do material de que é feito o perfil da janela, precisaremos ou não de ruptura térmica. Neste artigo dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre pontes térmicas em janelas e como estas influenciam o isolamento.
Para saber o que é a ruptura térmica ou TPR, é primeiro importante compreender o que são as pontes térmicas. Em geral, são as áreas do envelope térmico (a pele do edifício) através das quais o calor é mais facilmente transmitido. Isto porque são utilizados materiais condutores, que facilitam a transmissão de temperatura de uma extremidade para a outra.
Em casas e edifícios, as pontes térmicas podem causar perda de calor, falta de poupança de energia, condensação, etc. "Resolver" ou eliminar estas pontes térmicas é conhecido como Thermal Break (TBR). Como é que isto é conseguido? Ao introduzir materiais não condutores entre a face exterior e interior, para evitar o contacto entre eles.
O que é a pausa térmica numa janela?
A verdade é que quando falamos de Quebra Térmica é normalmente para se referir a janelas. Todas as janelas têm TBR? Todas elas precisam disso? A resposta é não. Nos últimos anos, tornou-se "moda" falar de janelas com ruptura de ponte térmica, mas ainda há muita ignorância a esse respeito. Ao longo deste posto tentaremos deixar todas as dúvidas resolvidas.
Em janelas feitas com materiais pouco isolantes, como o alumínio, se quisermos obter um bom isolamento térmico, precisamos de introduzir no interior do perfil uma peça que consiga essa ruptura térmica. Normalmente, utiliza-se uma peça de plástico que permite quebrar a condutividade entre a parte da janela que dá à rua e a parte que dá ao interior da casa. O problema? O preço da janela torna-se mais caro, à medida que o tempo e o custo de fabrico aumentam.
As janelas de PVC precisam de partir a ponte térmica?
Não, as janelas em PVC não necessitam de ruptura térmica. E agora explicamos porquê. O PVC é um material não condutor por natureza, e por isso não tem nenhuma ponte térmica para quebrar. Nas janelas de PVC, a temperatura do exterior nunca será transmitida para o interior, e vice-versa. Na imagem seguinte do sistema KÖMMERLING EuroFutur Elegance pode ver isto.
O bom isolamento térmico oferecido pelas janelas de PVC tem um impacto directo no conforto dos habitantes da casa e na poupança de energia (o calor não escapa e o frio não entra). Além disso, são também evitados problemas de condensação, uma vez que se tivermos um perfil muito frio (como é o caso do alumínio) e uma certa humidade na atmosfera, o orvalho tende a aparecer.
É melhor uma janela de PVC ou uma janela de alumínio com RPT?
Para responder a esta pergunta é melhor utilizar estudos que tenham sido feitos comparando diferentes tipos de materiais de janelas. Na imagem seguinte podemos ver como os perfis de PVC (de 3 câmaras) oferecem uma transmitância térmica Uf de 1,8 W/m2K, enquanto os perfis de alumínio com RPT a sua transmitância térmica é Uf = 3,2 W/m2K.
Quanto menor for a transmitância térmica de um produto, melhor será o seu isolamento. Actualmente a KÖMMERLING fabrica perfis de PVC com 5 e 6 câmaras de isolamento, atingindo um valor Uf de cerca de 1 W/m2K.
Como posso saber se uma janela tem uma ruptura térmica?
Com as janelas de PVC já é evidente que não precisam delas. Nas janelas de alumínio para saber se têm ou não RPT, uma opção é tocar na parte externa e interna da janela, se notarmos diferenças de temperatura (a parte externa é fria, mas a parte interna não é), é possível que a ponte térmica tenha sido quebrada. Por outro lado, se notar a presença de bolor, humidade ou condensação, é possível que tal se deva a uma falta de ruptura de ponte térmica.