Eficiência energética na habitação, como é que se consegue?

Eficiência energética na habitação, como é que se consegue?

Há anos que ouvimos falar de eficiência energética, mas ainda há muitas questões sobre como tornar as nossas casas mais eficientes do ponto de vista energético. Na Kömmerling queremos ajudá-lo a compreender melhor o que é uma casa eficiente e como consegui-la.

14 Mar 2023
To share:
Eficiência energética

Antes de entrarmos em detalhes, precisamos de compreender o que é a eficiência energética e como ela pode influenciar a nossa vida diária. A eficiência energética nada mais é do que usar energia de uma forma otimizada, o que, quando aplicado à habitação, se refere a ter uma casa confortável enquanto consome o mínimo de energia possível. Parece simples, mas a verdade é que de acordo com o Instituto para a Diversificação e Poupança de Energia (IDAE), mais de 73 % das casas falham em eficiência energética.

O aumento dos preços da eletricidade e do gás levou a um maior interesse em tornar as nossas casas muito mais eficientes, mas ainda há uma grande falta de conhecimento sobre o que precisamos de fazer para o conseguir.

Benefícios da eficiência energética 

Existe uma consciência crescente dos benefícios de uma habitação eficiente, mas para os mais distraídos, deixamos um resumo:

-          Redução de custos: quanto mais eficiente for a nossa casa, menos energia primária utilizaremos para a aquecer no inverno ou para a arrefecer no verão, reduzindo assim as nossas contas de aquecimento e ar condicionado. 

-          Maior conforto: uma casa eficiente não tem infiltrações de ar indesejadas, o que mantém uma temperatura estável por muito mais tempo. Não precisamos de estar continuamente a ligar ou desligar o aquecimento, porque o calor não escapa, é preservado.

-          Menos ruído: indiretamente, também melhoramos o conforto acústico da nossa casa, pois todo o ruído relacionado com ventiladores, aquecedores, etc., desaparece.

-          Mais sustentáveis: uma maior eficiência energética implica uma redução nas emissões de CO2 para a atmosfera, o que se reflete em ter habitações mais sustentáveis e, portanto, em cidades mais sustentáveis.

Como tornar uma casa eficiente em termos energéticos?

A partir de 2020 todas as casas recém-construídas devem ser EEZ (Edifícios Energia Zero), por isso o problema é com casas que foram construídas durante décadas, sem seguir qualquer tipo de premissa no campo da eficiência energética. Como podemos mudar isto? Agindo em diferentes aspetos da casa ou edifício:

-          Fachada: pode ser isolada por dentro ou por fora (esta última é normalmente mais eficaz e é normalmente chamada SATE). Também teremos de verificar as grelhas de ventilação, chaminés, possíveis aberturas... para assegurar que a casa fique hermética e livre de fugas. 

-          Janelas: Uma das ações mais simples que podemos realizar é a substituição de janelas antigas por novas de altas prestações.instalar janelas de alto desempenho pode reduzir as perdas de energia em casa em até 70 %. Neste outro post falámos sobre as diferentes características que influenciam a qualidade de uma janela. E lembre-se, não é suficiente ter a melhor janela, mas é importante que a instalação seja realizada por profissionais que assegurem que a abertura esteja bem vedada. Esta é normalmente uma das ações mais recomendadas devido ao seu equilíbrio entre o custo económico e a melhoria da eficiência.

-          Sombreamento: Nos meses de verão, e especialmente se vive em zonas climáticas com temperaturas elevadas, a instalação de sistemas de sombreamento como toldos ou persianas evitará que a sua casa sobreaqueça. Em termos energéticos, quanto menos calor penetrar na casa, mais reduziremos o uso de ar condicionado.

-          Energia renovável: a obtenção de energia a partir de recursos naturais não só reduzirá os nossos custos mensais, mas também estaremos a utilizar energia muito mais limpa. Isto envolve a instalação de painéis fotovoltaicos, caldeiras de biomassa, pequenos moinhos de vento ou sistemas aerotérmicos, entre outros.

Para além de todas estas ações, não devemos esquecer todas aquelas ações que melhoram a eficiência energética da casa e que já internalizámos. A utilização de lâmpadas LED, a escolha de aparelhos com a letra A na etiqueta energética, etc.

Com tudo o que vos dissemos, esperamos que a eficiência energética também comece a ser importante para vós 😊 Ajuda o planeta, reduz os custos mensais e melhora o nosso conforto em casa.

 

Peça orçamento para mudar as suas janelas

  • O máximo isolamento térmico
  • A melhor solução contra o ruído
  • Segurança e resistência assegurada
  • Preencha o formulário para solicitar agora o seu orçamento gratuito e sem compromisso.

    Entre em contato e solicite um orçamento

    Pedir orçamento

    Mais visto