Porque é que a insonorização é importante?
Se quiser resolver problemas de ruído relacionados com o tráfego, locais de construção, uma área movimentada... provavelmente precisa de verificar as suas janelas. Aqui dizemos-lhe o que deve ter em atenção ao comprar janelas para que estas ofereçam uma boa insonorização.
O ruído é um poluente que passou em grande parte despercebido durante anos, e agora o isolamento acústico começa a assumir uma importância especial, tanto para os utilizadores como para os profissionais da construção. O aumento da densidade populacional, do trânsito, das zonas urbanizadas... são factores que aumentaram os níveis de ruído a que estamos sujeitos na nossa vida quotidiana. Será saudável viver com tanto ruído?
Parece que só se tivermos vizinhos barulhentos ou vivermos em ruas movimentadas é que estamos conscientes de como o ruído pode ser irritante, mas a realidade é diferente. Mesmo que não estejamos conscientes disso, estar sujeito a um certo nível de decibéis afecta a nossa saúde e pode causar stress, cansaço, insónia, problemas auditivos... e alguns estudos têm mesmo demonstrado que certas doenças cardiovasculares estão relacionadas com o ruído excessivo.
O nível óptimo de decibéis a que a nossa casa deve ser submetida é de 30dB, pois foi demonstrado que esta é a quantidade de som que assegura o descanso. E como é que conseguimos uma insonorização saudável? Começando com as janelas.
Como é que as janelas influenciam o isolamento sonoro?
A fachada é o que separa o interior de uma casa ou edifício do exterior e, portanto, o que nos mantém afastados de agentes externos (ruído, frio...) As janelas são a parte oca da fachada, o elemento mais fraco e mais exposto, por isso devemos tê-las em conta quando nos protegemos do ruído. Isto é tão importante que está incluído no CTE (Código Técnico de Construção), no documento DB-HR, que estabelece as regras que devem ser seguidas pela carpintaria com base no isolamento acústico.
O silêncio absoluto é inatingível, mas a redução do ruído para níveis saudáveis que favoreçam o descanso não só é possível, como também necessária. E isto é conseguido com carpintaria de alto desempenho. A seguir explicamos-lhe no que tem de consertar ao adquirir as novas janelas.
Como deve ser a janela para nos proteger do ruído?
A fim de obter um bom isolamento acústico, o factor mais importante a considerar na escolha da carpintaria é a permeabilidade ao ar. As ondas sonoras são transmitidas através do ar, portanto, quanto menos filtragem de ar tivermos nas janelas, maior será o nosso isolamento contra o ruído. Isto também afecta o isolamento térmico.
A permeabilidade do ar nas janelas é medida por uma classificação em classes de 1 a 4, dependendo se a quantidade de ar que passa através da janela é maior ou menor. A classe 4 assegura a melhor permeabilidade ao ar, pelo que é o valor que devemos exigir das nossas novas janelas e/ou persianas.
Outros aspectos que devemos ter em conta:
- O material do perfil: nem todos os materiais oferecem o mesmo nível de isolamento. O PVC, além de ser um material isolante pela sua própria natureza, e não necessitar de pontes térmicas, actua como um absorvedor natural de ondas sonoras.
- O tipo de abertura: tal como no isolamento sonoro, a forma como as nossas janelas são abertas também influenciará o isolamento sonoro. Sistemas articulados, dobráveis e oscilantes são mais eficazes a este respeito do que janelas de correr, uma vez que se consegue uma vedação muito mais apertada.
- Tipo de vidro: é importante instalar vidros duplos ou triplos de diferentes espessuras. Além disso, se vivemos numa zona com ruído excessivo, podemos utilizar vidro com tratamento acústico, butíricos especiais, etc.
- Caixa de persianas: será inútil instalar uma boa janela se a caixa de persianas não nos isolar depois. É importante escolher uma caixa de obturador que ofereça, tal como na janela, permeabilidade ao ar de Classe 4.
- Se depois de ler tudo isto se apercebeu de que precisa de mudar as janelas para melhorar o isolamento sonoro da sua casa, dê uma vista de olhos às nossas diferentes soluções e às suas características técnicas.