Que papel desempenha a janela na poupança de energia?
O tipo de material, o vidro, a instalação, etc., são todos aspetos que influenciam a qualidade de uma janela e o seu nível de isolamento térmico. São as janelas com altas prestações térmicas que podem tornar a nossa casa num espaço mais eficiente, reduzindo assim o nosso consumo mensal de aquecimento e ar condicionado.
A janela tornou-se um dos elementos mais importantes da casa, uma vez que pode reduzir as perdas de energia até 70 %. Isto traduz-se em poupanças significativas nas contas mensais de aquecimento e ar condicionado, pelo que podemos dizer que a janela tem uma grande capacidade de influenciar tanto o conforto como o consumo de energia da casa.
Neste post vamos explicar o que devemos ter em conta na hora de escolher as janelas para maximizar a sua eficiência. Isto dependerá de factores como: tipo de vidro, material do perfil, instalação, etc.
-
A janela e a eficiência energética
É um dos elementos mais críticos na eficiência energética térmica, pois é o ponto de contacto entre o interior e o exterior da casa. No inverno pode fazer com que o calor interno escape ou seja conservado, enquanto no verão pode isolar-nos das altas temperaturas externas ou não. Isto dependerá da qualidade da janela e da sua instalação, mas terá certamente um impacto no consumo de energia da casa.
-
A escolha dos materiais
Como sabe, os perfis de janela podem ser fabricados com diferentes materiais, tais como: alumínio, madeira ou PVC. Cada material tem as suas próprias características e vantagens, mas, em termos de eficiência energética, não se deve esquecer que o PVC é um material isolante pela sua própria natureza.
As janelas de PVC têm uma transmitância térmica muito baixa, o que significa que retêm melhor o calor no interior da casa no inverno e evitam o calor do exterior no verão. Isto significa maior conforto e menor consumo de energia. Além disso, o PVC é um material durável que não corrói nem enferruja e requer uma manutenção mínima (pode ser limpo com água e sabão).
-
O vidro
A escolha do vidro também é importante em termos de eficiência energética. De acordo com o Instituto para a Diversificação e Poupança de Energia (IDAE), a utilização de janelas com vidros duplos pode reduzir o consumo de energia em 30 %. O vidro duplo consiste em dois painéis de vidro separados por um espaço de ar, o que ajuda a reduzir a transmissão de calor através da janela. Além disso, a utilização de árgon no espaço entre os painéis de vidro melhora ainda mais o isolamento térmico (o gás tem uma condutividade térmica inferior à do ar).
Outra opção é incluir algum tipo de revestimento no vidro (baixa emissividade, controlo solar...) ou um tipo específico de vidro (como o vidro acústico), se tivermos necessidades especiais.
-
As prestações da janela
Nem todas as janelas são iguais. Depois de ter escolhido uma janela de PVC com vidro duplo, deve prestar atenção às prestações da janela. A sua conceção interna, a qualidade da sua matéria-prima... são aspetos que vão influenciar o seu isolamento térmico, a permeabilidade ao ar e/ou a estanquicidade. A escolha de uma janela com bons valores para cada uma das suas características é fundamental para conservar a energia no interior.
Se estiver um pouco perdido quando se fala de prestações, pode consultar este guia que explica como cada prestação deve ser interpretada.
-
A instalação da janela
A instalação de janelas é outro aspeto fundamental em termos de eficiência energética. Uma má instalação pode levar a fugas de ar indesejadas, de modo que, para atingir uma temperatura confortável, temos de utilizar continuamente o aquecimento ou o ar condicionado. É por isso que na Kömmerling dizemos-vos sempre para contactarem profissionais, porque uma boa janela é inútil se não for instalada corretamente.
-
Sombreamento no verão
Dependendo da orientação da casa, os ganhos solares ao longo do dia serão maiores ou menores. As janelas que recebem mais luz solar podem ser benéficas no inverno, uma vez que permitem a entrada de calor natural. No entanto, durante o verão, a mesma exposição solar pode provocar o sobreaquecimento da casa, aumentando a necessidade de ar condicionado. Para o evitar, e para manter a eficiência energética da casa, é útil instalar toldos ou persianas.
A escolha das persianas permitirá a passagem da luz natural no inverno (aproveitando assim a recolha solar e reduzindo a procura de aquecimento), e no verão irá proteger-nos do excesso de radiação solar, reduzindo o consumo de ar condicionado.
Esperamos que agora perceba um pouco melhor como a janela influencia o consumo mensal da nossa casa e como a sua escolha pode ajudar-nos a poupar. Para além de ser mais sustentável e respeitador do planeta 😉