Isolar termicamente a nossa casa no exterior | KÖMMERLING

Isolar termicamente a nossa casa no exterior

É uma afirmação dos organismos relacionados com a poupança energética, a saúde e o bem-estar. É uma questão de de experimentarem e poderem usufruir dos os benefícios de ter uma casa isolada termicamente: vão poder conferir quando estiverem a dormir, a trabalhar e a descansar.

Isolar termicamente a nossa casa no exterior

São três os elementos que são aconselhados para isolar um edifício: a cobertura, a fachada e as janelas. Vamos priorizar o isolamento das fachadas que pode fazer interna ou externamente. A maneira mais coerente e efetiva de isolar é pelo exteriormente, forrando a construção com isolamento térmico em toda a parte que esteja em contacto com o ar. Porquê? Descrevemo-lo a seguir.

Benefícios de isolar pelo exterior

  • O isolamento será total: não deixando colunas, nem cantos de ferro forjado nem tabiques expostos às temperaturas exteriores: a proteção da casa será então total.
  • Não terão que prescindir de qualquer espaço interior da casa, já que o espaço do isolamento será tirado de fora.
  • Os operários não terão que invadir a sua casa para nada, pois tudo é colocado a partir da rua com um andaime. A sua casa conseguirá ficar mais aquecida sem ter que limpá-la após a obra.
  • Além disso, pode contar com uma nova facilidade: a norma. Nos últimos anos foram feitos avanços significativos neste campo, em parte promovidos pelas Diretivas Europeias.

Possíveis obstáculos de isolar pelo exterior

  • Em primeiro lugar, e o mais frequente, é o eventual desacordo dos habitantes do prédio caso vivam num bloco de apartamentos. Infelizmente é fácil que alguns dos proprietários de alguns apartamentos não tenham vontade ou capacidade económica para aassumir os custos, e que nunca sejam aprovadas as obras.
  • Por outro lado, poderá haver dificuldades técnicas para instalar este tipo de soluções. Não é habitual, mas poderão ter que procurar o aconselhamento de um profissional experiente havendo algo que tenha a ver com a morfologia ou a construção da fachada, ou volumes contíguos, que impossibilitam isolar a partir do exterior.
  • Além disso, é evidente que a imagem exterior do edifício ver-se-á alterada. É possível que possa ser reproduzida com um novo acabamento, contudo, algumas opções manter-se-ão fora da mesa. Isto será um problema na medida em que a fachada possa ser de valor para o condomínio. Por outro lado, as fachadas pouco atrativas ganharão com a intervenção.

Em conclusão, isolar é uma prática cada vez mais habitual que trás importantes benefícios para o bem-estar da sua família e também para o seu bolso. Pode ser que este seja um bom momento para considerar um investimento nestas questões.

Mais visto