Tipos de aberturas de janelas, qual escolher?
Dependendo das nossas necessidades ou do espaço em que serão instaladas, escolheremos um ou outro tipo de abertura para as nossas janelas. Para facilitar a sua escolha, neste post falamos-lhe das diferentes possibilidades que existem no mercado e das diferenças entre elas. Já sabe qual é a sua preferência?

A evolução do sector das janelas e das portas fez com que, hoje em dia, tenhamos um vasto leque de possibilidades quando se trata de escolher uma janela. Já não se trata apenas de escolher o material do perfil, o tipo de vidro ou as ferragens, mas também o tipo de abertura. Esta decisão terá uma influência direta nos valores de isolamento e de estanquidade da janela, mas também depende do espaço disponível na casa.
Em geral, as janelas e o seu tipo de abertura podem ser divididos em dois grupos principais. Por um lado, temos as janelas de batente e, por outro, as janelas de correr, que veremos mais adiante com mais pormenor. É importante ter em conta que aqui estamos a falar apenas dos tipos de abertura para as janelas, uma vez que no caso das portas encontraremos diferentes opções.
Janelas de batente
A imagem que temos hoje em dia quando pensamos em janelas de batente está muito longe de ser como eram estas janelas nos seus primórdios. Essas janelas, tradicionalmente de madeira, tinham uma espécie de trinco que permitia abrir ou fechar as folhas. Nada a ver com as actuais janelas de batente em PVC, que oferecem uma vedação totalmente estanque.
Além disso, as opções das janelas de batente também se multiplicaram ao longo do tempo. De facto, a utilização de janelas oscilobatentes (que podem ser abertas na horizontal e na vertical) é relativamente recente, sobretudo no nosso país. Este tipo de abertura é cada vez mais procurado.
Em geral, podemos dizer que as janelas oscilobatentes são as mais herméticas e isolantes, mas também requerem mais espaço (a folha abre-se), pelo que em divisões muito pequenas pode ser impossível. Os tipos de janelas de batente são:
-
Janelas oscilobatentes: são janelas que podem ser abertas tanto na vertical como na horizontal (ideal para ventilar sem causar excesso de correntes de ar). Neste outro post falámos sobre as vantagens deste tipo de abertura.
-
Batente com eixo horizontal: neste caso, a janela só pode ser aberta na parte superior, uma posição ideal para a ventilação e que proporciona segurança se tivermos crianças pequenas ou animais de estimação em casa.
-
Batente com eixo vertical: um tipo de abertura que permite abrir as folhas da janela, maximizando a ligação entre o interior e o exterior da casa.
-
Pivotante: é talvez o tipo de abertura menos utilizado no nosso país, sobretudo a nível privado, pois há muitas empresas e edifícios públicos que têm este tipo de janela. Permitem que a folha “gire” no seu eixo vertical, quer na parte superior, quer na parte inferior.
Janelas corrediças
A sua utilização tem uma longa tradição no nosso país, sendo um tipo de abertura económica e fácil de utilizar. É verdade que é menos isolante e hermética do que os sistemas de batente, mas a evolução do sector das janelas fez com que, hoje em dia, encontremos janelas corrediças que oferecem elevados níveis de isolamento térmico e acústico. É o tipo de abertura ideal quando é necessário otimizar o espaço, uma vez que a janela não sobressai da fachada em nenhum momento. Os tipos de janelas corrediças que podemos encontrar são:
-
Corrediça Slide: este tipo de janela combina a tradicional abertura de corrediça com a paralela, que permite um fecho mais hermético (que imita as de batente). Quando a janela é aberta, a folha desloca-se para outra calha e desliza suavemente.
-
Deslizamento tradicional: este é o tipo de abertura mais comum na esfera do deslizamento, ambas as folhas podem deslizar e os vedantes de fecho são escovados para facilitar o deslizamento.
Quando tivermos visto todas as opções de abertura que temos para as janelas, será muito mais fácil tomar uma decisão. Em função das nossas necessidades, dos nossos gostos e do espaço de que dispomos, podemos selecionar o tipo de abertura que melhor se adapta à nossa casa. E se tiver alguma dúvida específica sobre que tipo de abertura é melhor para o seu caso, não hesite em perguntar-nos 😉