Qualidade e saúde do ar interior | KÖMMERLING

Qualidade e saúde do ar interior

Com todo o tempo que passamos dentro de casa, cuidar e controlar a qualidade do ar interior que respiramos é uma missão que deve ser cumprida. Resolvemos todas as dúvidas sobre como evitar a má qualidade do ar, que problemas tem, etc.

27 Ago 2020
To share:
ar interior casa

Se considerarmos a quantidade de tempo que passamos dentro de edifícios, seja no trabalho ou em casa, compreenderemos porque é que o ar dentro deles pode afectar tanto a nossa saúde. Há muitas doenças ou enfermidades que podem ser causadas por uma casa mal ventilada ou pela má qualidade do ar.

Uma vez que tenhamos a certeza de como é importante controlar o ar dentro da nossa casa, para a nossa saúde e para a saúde daqueles que vivem connosco, surgem várias questões. Como sei se a minha casa tem má qualidade do ar? O que causa má qualidade do ar? Posso resolvê-la? A partir de KÖMMERLING tentaremos resolver todas estas dúvidas.

Que factores influenciam a qualidade do ar interior?

A boa ou má qualidade do ar interior é por vezes fácil de detectar e por vezes não. Em mais de uma ocasião dissemos certamente que "a atmosfera é muito abafada", quando notamos que o ar num espaço é desconfortável para respirar. Este sentimento que experimentamos deve-se à má qualidade do ar, que neste exemplo em particular se deve frequentemente à falta de ventilação.

Outras vezes, vamos notar a má qualidade do ar no nosso próprio corpo, experimentando dores de cabeça, sensações de asfixia, stress, cansaço... doenças que podemos ter dificuldade em relacionar com a nossa casa, mas às quais podemos fornecer uma solução. Nestes casos, as causas podem ser várias:

  • Falta de ventilação ou entrada de ar contaminado.
  • Problemas de humidade, bolor ou condensação.
  • Produtos ou elementos nocivos (vernizes, colas, tintas, fumo de tabaco, uso de aquecedores...)

Por vezes, a origem da má qualidade do ar pode estar nas acções mais simples. Na maioria das vezes não temos consciência de que, em tarefas tão básicas como a limpeza da casa, usamos produtos que emitem gases nocivos para a nossa saúde (os chamados "Compostos Voláteis"). Se não promovermos a circulação do ar, estes gases permanecerão nas nossas casas.

Como pode a qualidade do ar na minha casa afectar-me?

Como começámos por dizer, a qualidade do ar pode afectar a nossa saúde ao causar dores de cabeça, irritabilidade, sensações de asfixia, tosse, etc. No entanto, se a nossa exposição à má qualidade do ar for prolongada, as consequências podem ser mais graves. Mesmo uma simples comichão na garganta, com o tempo, pode levar a algo pior. Respirar ar estragado ou poluído pode levar à asma, rinite, dermatite ou tuberculose, entre outros.

Não vemos o ar que respiramos, mas... as consequências podem ser suficientemente graves para nos fazer preocupar com isso, certo?

Como posso obter uma boa qualidade do ar interior?

Se tivermos em conta as causas que podem afectar a qualidade do ar interior, as soluções juntam-se. A ventilação pode parecer bastante lógica, mas é a forma mais fácil de renovar o ar que temos dentro da nossa casa. A utilização de janelas que se inclinam e giram no seu eixo horizontal é uma forma de fazer circular o ar sem nos expor a correntes fortes. Além disso, a ventilação correcta ajudará a evitar a temida condensação.

Se temos deficiências de isolamento, é possível que nas áreas que comunicam o interior com o exterior da casa (tais como janelas), se formem humidade ou mesmo mofo. A solução? Instalar janelas em PVC que garantam um bom nível de isolamento e estanqueidade.

Finalmente, é importante ir mais longe enquanto consumidores e informar-nos sobre a composição e o efeito dos produtos que compramos e/ou instalamos. No mesmo produto, as diferenças na formulação ou desenvolvimento de uma ou outra marca podem ser a chave do seu impacto no nosso bem-estar. Por exemplo, para o fabrico dos nossos perfis na KÖMMERLING utilizamos uma formulação livre de metais pesados, que respeita tanto o ambiente como o consumidor.

Podemos medir a qualidade do ar interior? Existem normas que a regulam?

É verdade que em Portugal ainda não existe um selo ou certificado que meça o impacto de um produto na qualidade do ar interior, mas nós próprios podemos descobrir sobre os produtos que uma empresa utiliza, os selos de qualidade que possui, se é amigo do ambiente, etc. Dada a importância que a qualidade do ar interior está a assumir e os problemas de saúde que se estão a verificar, é provável que acabemos por ficar com um rótulo como o que já têm em França.

O país vizinho tem o rótulo "Emission dans l'air interieur" (Emissões Aéreas no Interior), que classifica os materiais e produtos de construção que são comercializados em França, e este rótulo é obrigatório. Esta certificação qualifica cada produto dentro desta escala: A+, A, B e C, de acordo com o nível de emissões de COV (compostos voláteis) desse produto. Os materiais que emitem o maior número de emissões poluentes recebem um C. Os sistemas KÖMMERLING em França têm este rótulo, obtendo uma classificação A+ (emissões muito baixas).

Emission dans l'air interieur

 

Mais visto