Janelas PVC vs janelas de alumínio. Qual é que devo escolher?
Se estiver a pensar em mudar as suas janelas, provavelmente tenha algumas dúvidas: quais as melhores janelas, PVC ou alumínio? Muitas pessoas não sabem pormenorizadamente o desempenho de cada material. Por isso, na KÖMMERLING vamos explicar-lhe o desempenho de cada um para que possa escolher o melhor material com rigor.
Como introdução, é necessário frisar que o PVC é o material mais utilizado pelos fabricantes de janelas e portas, enquanto que a madeira já é quase um material em desuso devido ao custo elevado e a fácil fissuração. Do mesmo modo, o alumínio, aceite há anos como um substituto barato da madeira, tem um conjunto mais limitado de características e particularidades do que o PVC. Mas não se preocupe, vai ficar a saber as caraterísticas do desempenho destas janelas.
Janelas PVC vs alumínio: relação com o ambiente
Os estudos e testes realizados nos últimos anos revelaram a baixa compatibilidade ambiental do alumínio, que é submetido a vários processos realmente poluentes. Inicialmente, no pré-tratamento do alumínio, utilizam-se muitos elementos químicos, como o acetato de níquel, decapantes utilizados para a limpeza de metais puros antes de serem preparados e lacados e com a aplicação de acrílicos e poliéster. Todos foram classificados como tóxicos ou cancerígenos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Occupational Safety and Health Administration (OSHA) dos EUA.
Além disso, foi demonstrado que o alumínio pode afetar o crescimento de certas espécies de árvores, como a faia ou o abeto, ou desenvolver tumores em baleias que vivem em águas próximas de refinarias de alumínio.
Do lado oposto está o PVC, cuja transformação apenas emite vapor de água para a atmosfera, e que atualmente pode ser 100% reciclado, tornando o fabrico de portas e janelas o material mais durável e eficiente, pelo que a poupança energética gerada durante a sua transformação é elevada quando comparada com a energia consumida por outros materiais para aplicações semelhantes.
Janelas PVC vs alumínio: corte térmico
O alumínio é um condutor de calor muito bom. Podemos verificar isto simplesmente com os radiadores do aquecimento de casa ou com uma frigideira, ambos aquecem rapidamente e a mesma coisa acontece com uma janela.
Para neutralizar este efeito, os fabricantes de janelas de alumínio acrescentaram uma rutura da ponte térmica (RpT) nos perfis; trata-se de uma fita de plástico rígido que se insere no corpo dos perfis fabricados com este material. Este processo aumenta os custos e o tempo da fabricação da janela, aumentando também o consumo de energia para fabricá-la.
No entanto, o PVC é um material isolante natural que dificilmente transmite calor e frio. Mesmo num Inverno rigoroso com ar muito frio e temperaturas muito baixas, a janela em PVC irá manter uma temperatura agradável em sua casa. E a mesma coisa acontece num verão quente; a janela em PVC cria uma barreira térmica natural que protege a casa.
Em suma, os perfis em PVC para janelas incorporam câmaras no interior dos perfis, para que as temperaturas extremas de frio ou calor no exterior não entrem em contacto com a temperatura de conforto no interior das divisões, enquanto que as janelas de alumínio também têm câmaras interiores, mas devido às características de condutividade térmica deste material, estas câmaras interiores ganham ou perdem temperatura.
Janelas em PVC ou janelas de alumínio: condensação
A condensação é outro problema das janelas de alumínio. Devido à elevada condutividade térmica, as superfícies interiores da janela atingem temperaturas muito baixas no Inverno (parede fria), provocando a condensação da humidade relativa do ar no interior da divisão. Este efeito desagradável (janelas molhadas) pode danificar as paredes, cortinas, soalho, móveis, etc.
Entretanto, nas janelas em PVC a condensação desaparece. Graças ao elevado isolamento térmico, minimiza-se o risco de condensação.
Poupança de energia das janelas em PVC vs. janelas de alumínio
O IDAE, Instituto de Diversificação e Poupança Energética, de Espanha, dependente do Ministério da Indústria, Turismo e Comércio, organismo oficial e independente espanhol, realizou um estudo no qual analisou 14 tipos de janelas de diferentes materiais -alumínio, madeira e PVC- com diferentes tipos de vidro e comparou a poupança energética conseguida em cada caso. A conclusão à que se chegou foi que a poupança obtida com a instalação de uma janela em PVC perante uma janela de alumínio pode chegar a 70%.
Em resumo, a janela em PVC é a que poupa mais energia, contribuindo decisivamente para a redução das emissões de CO2 para a atmosfera.
Já conhece todos os benefícios das janelas PVC e das janelas de alumínio. Claramente, as primeiras oferecem-lhe um desempenho de maior qualidade, o que lhe garantirá conforto em casa. Não hesite em pedir o seu orçamento ou contactar a nossa Rede Oficial de Profissionais.