Como reduzir o barulho em casa
O barulho, como já referimos muitas vezes, é um impedimento para conseguir um lar saudável e, acima de tudo, para manter a nossa qualidade de vida. Contamos como combatê-lo.
Que bom é ouvir o som do mar ou da chuva por um tempo, e até o murmurinho das pessoas que passam ... No entanto, quão insuportável se torna aquele barulho (para não referir o barulho do trânsito, as obras que nunca mais acabam ou o camião do lixo...) no momento em que precisamos de silêncio e tranquilidade para descansar ou concentrarmo-nos em alguma coisa. O barulho, como já referimos muitas vezes, é um impedimento para conseguir um lar perfeito e, acima de tudo, para manter a nossa qualidade de vida.
Por sua vez, há muitas maneiras para reduzir o barulho que entra na nossa casa. E hoje vamos fazer um pequeno resumo aproveitando o facto de estarmos no Dia Internacional da Sensibilização para o Ruído. Aqui estão as principais medidas que irão aumentar o isolamento acústico na nossa casa:
- Fachada: É diferente dependendo do tipo de casa que tiver, será muito mais fácil realizar essas melhorias se morar numa vivenda do que num edifício de apartamentos. O mais procurado são as fachadas ventiladas, para as quais se instalam dois painéis, um fixo e outro não-ligado para criar uma câmara de ar, na fachada original do edifício. Também se empregam as paredes de cortina: colocar uma fachada leve sobre a original e, ao meio, um revestimento não-condutor.
- Pavimentos: Uma das melhores opções é colocar pavimento flutuante, ou seja, instalar uma camada dupla de pavimento no chão original e, no meio, coloca-se quase sempre um material isolante, o que reduz significativamente o nível de ruído.
- Paredes: Para evitar a entrada de barulho pelas paredes, podemos escolher entre: paredes duplas (que segue o mesmo sistema de isolamento como o pavimento flutuante), dupla folha cerâmica (consiste na construção de duas paredes de tijolos entre as quais se intercala um material isolante) e tabiques e partições. Informe-se junto de um profissional para saber qual é o que se adapta melhor às suas necessidades.
- Tetos e lajes: Aqui há uma tendência em escolher tetos falsos e lajes baixas com fixações. O primeiro pode reduzir o barulho que provenha dos vizinhos de cima. Instala-se um teto falso no qual se coloca um material isolante (é preciso ter em conta que quanto maior a quantidade de material isolante, maior o isolamento, mas o teto também irá ficar mais baixo).
- Instalações e elementos estruturais
Todo o barulho relacionado com a canalização, ventilação, etc. São os mais difíceis de resolver, uma vez que são gerados principalmente pela estrutura geral do edifício. Mesmo assim, existem inúmeras empresas especializadas neste tipo de problemas que podem localizar a origem do barulho e reduzi-lo.
Por último, mas não menos importante, uma das medidas mais simples e eficazes para evitar que o barulho exterior entre em casa é cuidar da parte mais delicada da fachada: as janelas. Substituir janelas ineficientes por umas em PVC de alta qualidade vai diminuir significativamente os decibéis que entram na sua casa.
Tome medidas para manter a sua casa livre de barulho... e que nada interfira no seu descanso e no da sua família...