Isolar termicamente a sua casa no interior
Uma coisa é certa: a nossa mensagem mais importante é que faça o seu melhor esforço no sentido de isolar exteriormente (paredes, janelas e coberturas). Contudo, sempre que não esmoreça viável isolar pelo exterior, não desanime. Temos alternativas! Estas são algumas propostas para garantir de forma saudável e eficiente as paredes de sua casa.
06 Sep 2018
Quando isolar pelo interior?
- Caso residam num bloco de apartamentos em que os restantes vizinhos do condomínio não queiram fazer uma reabilitação energética de nenhum tipo, o isolamento pelo exterior tornar-se impeditivo. Felizmente, podemos recorrer a opções pelo interior.
- Se pela morfologia ou construção do edifício, a instalação do isolamento pelo exterior não for possível ou recomendável. Neste caso será por recomendação de um técnico especializado.
- Por último, caso o edifício não tenha pontes térmicas (toda a estrutura encontra-se no interior) e caso se pretenda reduzir o custo da intervenção, poderá optar-se por uma câmara de isolamento. A melhor forma de localizar as pontes térmicas é através de uma termografia. Saiba mais em Ferramentas para diagnosticar a construção da casa.
Desvantagens em isolar pelo interior
- Ao colocar o isolamento por dentro, estamos a perder superfície útil da casa. Falamos de entre 4 e 10 centímetros em toda a linha da fachada. Além disso, os operários costumam ocupar a casa durante uns dias (exceto se se injetar em câmara desde o exterior).
- Se for o caso, as pontes térmicas podem derivar de condensações por diferenças de temperatura entre os elementos isolados e os que não estão isolados. As condensações são muito perigosas pois provocam risco de humidades e bolor.
- Além disso, se as pontes térmicas cobrirem uma grande superfície na sua totalidade, a intervenção poderá revelar-se quase impraticável de ser calculada.
Categorías destacadas