Colaborámos com as obras de remodelação da Ala San Vicente do Hospital Niño Jesús | KÖMMERLING

Colaborámos com as obras de remodelação da Ala San Vicente do Hospital Niño Jesús

Gostaríamos de vos falar da remodelação da ala de neurologia de San Vicente, na qual a KÖMMERLING tem colaborado com a doação da carpintaria. O espaço foi reconstruído de raiz com o objetivo de melhorar o as condições de estadia das crianças internadas e a dos seus familiares, implementando simultaneamente sistemas que facilitem o trabalho do pessoal médico.

26 Dic 2021
To share:
janelas Ala San Vicente do Hospital Niño Jesús

Hoje gostaríamos de vos falar de um projeto muito especial, possivelmente uma das colaborações mais gratificantes em que temos participado. É a remodelação da ala de neurologia de San Vicente no Hospital Infantil Universitário Niño Jesús em Madrid. Mas, para compreender porque é que este projeto tanto nos entusiasmou, é preciso conhecer a história subjacente, o trabalho que esta ala realiza e como é a experiência de passagem nas suas instalações para os pacientes e as suas famílias.

A ala de San Vicente é o centro nacional de referência para doenças neurológicas, metabólicas e endocrinológicas, para qual são encaminhadas as crianças que sofrem deste tipo de patologias de toda a Espanha; 900 crianças e as suas famílias são admitidas todos os anos. Bárbara Nicol e a sua filha são uma das famílias que vão a este hospital há mais de dezasseis anos e passam lá longos períodos. Isto resultou numa ligação especial, tanto com a ala de San Vicente, como com o pessoal médico que lá trabalha e ela também está ciente das carências da ala.

A falta de instalações sanitárias e de quartos individuais dificultava a vida do dia-a-dia no hospital, especialmente se tivermos em conta o que um internamento com este tipo de doença implica. Para Bárbara era um sonho poder transformar a ala de San Vicente, criar um espaço onde tanto as crianças como os seus familiares pudessem ter uma estadia mais suportável. Até que um dia o hospital lhe disse que gostariam de remodelar a ala, mas que era necessário encontrar uma forma de o fazer. Foi aí então que o sonho começou a tornar-se realidade.

Bárbara não é apenas a mãe de uma rapariga com epilepsia; ela é também presidente da Fundação Purple Day em Espanha, que procura sensibilizar as pessoas para esta doença, com o intuito de ajudar as pessoas a compreendê-la. Depois de ouvir a notícia, falou com Enrique Ramírez, o pai da rapariga e diretor geral da empresa Pladur. A partir daí, este projeto de remodelação ganhou forma e, enquanto Enrique contactou várias empresas em busca de materiais, Bárbara organizou eventos através da fundação para angariação de fundos para o projeto.

"Precisávamos de quartos individuais, com casas de banho em cada um deles, o pessoal precisava de melhores condições de trabalho e, sobretudo, os nossos filhos mereciam muito mais. Foi por isso que aceitámos o desafio de remodelar a Ala San Vicente, para que o passar dos dias não se convertesse num inferno vivo", explicou Bárbara na cerimónia de apresentação. Uma remodelação que não teria sido possível sem o apoio de todas as empresas envolvidas, incluindo o apoio financeiro do Ministério Regional da Saúde.

Reabilitação da ala San Vicente

Quando uma criança chega a um hospital, não só se submete a exames médicos, mas também tem de lidar com uma mudança de rotina e de ambiente. É a arquitetura que pode criar espaços positivos e confortáveis ara tornar toda a estadia hospitalar mais suportável e foi esse o objetivo da ARPADA, a empresa de construção que elaborou os primeiros planos para o projeto e que, mais tarde, contou com a ajuda do estúdio de arquitetura Morph para o seu desenvolvimento técnico.

Sob o nome de "El invernadero" (a estufa), a ideia era dotar a ala de San Vicente com uma infraestrutura que satisfizesse as condições técnicas e a tecnologia mais recente que um espaço sanitário com estas características deverá ter. As instalações foram demolidas na sua totalidade, deixando um espaço aberto para iniciar a reconstrução a partir da estaca zero. No desenvolvimento do projeto foram utilizados materiais de última geração, conferindo a esta ala uma proteção térmica e acústica única no hospital.

Ao realizar uma reabilitação ou remodelação, as janelas são uma das principais áreas a tratar, uma vez que são o elemento mais débil da envolvente do edifício. A sua escolha influencia diretamente o isolamento e a eficiência energética do projeto. No caso da ala de San Vicente, na KÖMMERLING queríamos fazer a nossa parte com a doação dos serviços e materiais de carpintaria. No total, foram instaladas mais de 35 janelas de batente com o sistema EuroFutur Elegance, de cor branca, equipadas com a caixa de persianas motorizada RolaPlus. Uma combinação que proporciona à nova ala de San Vicente um elevado nível de isolamento e conforto, contribuindo assim para melhorar a estadia das crianças e dos seus familiares.

Associação Purple Day remodelação da ala de neurologia janelas

Com a remodelação da ala de San Vicente, foram visados os seguintes propósitos:

-        Maior espaço possível nos quartos, permitindo a existência de quartos duplos, em alturas de grande procura da ala.

-        Existência de casas de banho adaptadas em todos os quartos.

-        Criação de uma unidade independente para estudos médicos monitorizados sobre Doenças Neurológicas (Unidade de Vídeo).

-        Criação de espaço suficiente para o desenvolvimento da atividade médica por parte do pessoal que exerce na ala.

 

A nível tecnológico, a ala também foi dotada de distintos sistemas e elementos que facilitam o controlo dos pacientes e a sua estadia no hospital. Foi instalado um sistema de câmaras em todos os quartos, com monitores de controlo ligados a postos de enfermagem e médicos, o que permite detetar se uma criança está a ter uma crise epilética e até analisar o seu início.

 

A remodelação da ala de San Vicente é um exemplo de que com esforço, entusiasmo e trabalho de equipa, grandes feitos podem ser concretizados. Todos nós, unidos no esforço de entreajuda, lográmos criar um espaço mais saudável e confortável que facilita a estadia das crianças internadas e a dos seus familiares.

 

Mais visto