Portadas, estilo e proteção para a sua casa
Os estores ou persinas não são o único elemento que nos ajuda a proteger do sol: se a nossa casa tem um estilo tradicional ou queremos dar-lhe um toque diferente e muito especial, uma opção muito interessante são as portadas.
Sem bem que por vezes se utiliza de forma equivocada a palavra portada para referir-se a uma janelas com vidro duplo, na realidade um portada é uma espécie de portinha cega, anexa à janela, que cumpre algumas funções (outras não) parecidas com a persiana. No nosso país, tal como se passa em Espanha, a maioria das casas têm sistemas de proteção solar. Este facto, que não é tão habitual noutros países, deve-se principalmente às características do nosso clima pois temos uma elevada exposição ao sol. Tanto a portada como a persiana protegem-nos dos raios solares, dos olhares indiscretos e ajudam-nos a ter a nossa casa fresca e isolada, contudo, a portada é bastante mais cara.
Porquê então optar por portadas em lugar das persianas? Se vivermos numa casa unifamiliar ou o nosso edifício tiver um estilo tradicional, as portadas podem adaptar-se realmente bem e dar um toque de estilo à nossa casa. Sem dúvida as portadas são um elemento que não passa despercebido e que fará com que a nossa casa se destaque das outras. Alem disso, umas portadas de qualidade dão segurança à nossa casa (são uma barreira contra os ladrões), e protegem a nossa janela dos agentes externos que podem danificá-la (calor, chuva, etc.)
Tipos de portadas
As portadas podem fabricar-se com diferentes materiais, no entanto, existem vários tipos dentro de cada uma delas:
- Interiores (também conhecidas como frades): Colocam-se por dentro da janela. São comuns em casas antigas fabricadas em madeira e que atuam como reforço do vidro e transmitem um maior isolamento. Hoje em dia também se fabricam em PVC folheado a madeira, que é uma opção muito duradoura e fácil de manter. São uma alternativa elegante à persiana, se bem que dão menos segurança que uma portada exterior.
- Exteriores (também chamadas obturadores ou maiorquinas), já que são muito populares na ilha de Maiorca). São as mais comuns e vão “pegadas” à janela pela sua parte exterior. São um grande elemento decorativo que dá um toque clássico à casa, para além de reforçar a segurança, e podendo substituir, em alguns casos, as antiestéticas grelhas. Existe em PVC uma grande variedade de tonalidades e acabamentos em madeira muito mais resistentes à deterioração e à erosão que outros materiais como o alumínio.
- Estilo rústico: existem portadas de estilo rústico que se enquadram muito bem em ambientes rurais: casas de campo, hotéis, pousadas rurais, etc. Estas portadas são compostas por amplas lâminas verticais que dão um toque mais pessoal à nossa fachada.
- De lâminas fixas: a portada pode abrir-se e fechar-se, contudo, as lâminas não podem mover-se, pelo que não permitem a entrada de luz através delas.
- De lâminas móveis: as lâminas podem subir e descer para deixar passar ou não a luz em função das nossas necessidades.
Como podem ver há portadas para todos os gostos, contudo, o mais importante é que se escolha um determinado tipo, embora que seja de qualidade e que realmente cumpra a sua função de proteção e isolamento; e ao mesmo tempo, já agora, que tenha um acabamento cuidado para que transmita esse toque de estilo que estamos à procura.