Casas sustentáveis: ventagens e conforto
Falamos constantemente das vantagens de ter uma casa eficiente e os múltiplos benefícios para o nosso bolso e o meio ambiente… Contudo, saberemos realmente o que é e quais são as vantagens de uma casa sustentável?
Antes de mais é necessário esclarecer o seu significado: uma casa sustentável é aquela que respeitando o ambiente aproveita todos os recursos disponíveis para reduzir o consumo energético e, como tal, ajudam a poupar nas faturas domésticas, algo que é sempre bem-vindo.
Quais são os principais elementos de uma casa sustentável?
- A localização: este tipo de casas integra-se na natureza e posicionam-se de forma que tiram o maior partido possível da sua envolvência: da luz, da água…
- Utilizam materiais de construção baseados em matérias-primas ecológicas que melhoram e garantem o isolamento como o PVC, a pedra ou a cortiça. Além disso, é muito importante instalar boas janelas já que os vãos são uma das partes mais débeis da fachada. Estes são um dos pontos por onde se perde mais energia, mas é também por onde se pode ajudar a poupar: Os materiais mais recomendáveis para este fim são o PVC. A teoria é simples: quanto mais eficiente forem as suas janelas, menor o gasto com a sua casa e portanto, maior conforto e poupança; e lembre-se que a combinação do vidro, perfil e caixa de estore da persiana vai a determinar a capacidade de isolamento da janela.
Mais propriamente, uma das formas de assegurar o êxito das janelas é optar por um perfil equipado com o sistema EuroFutur Elegance, porque com este sistema da KÖMMERLING, consegue obter os melhores níveis de isolamento térmico e acústico, segurança e resistência.
- É vital utilizar e aproveitar ao máximo fontes de energia renováveis como painéis solares ou sistemas de aquecimento eficientes, como por exemplo, o soalho radiante, e equipar a sua casa com sistemas de reciclagem.
- A ventilação é outro dos aspetos essenciais deste tipo de edificações pois evita a estanqueidade ao ar.
- A habitabilidade da casa é outro elemento-chave, sendo que o mais recomendado é instalar eletrodomésticos eficientes classificados com etiqueta energética, porque conseguem mais de cerca de 50% de poupança. Também é importante equipar a sua casa com iluminação de baixo consumo.
Contudo, o que é que tudo isto significa para si? Entre as suas principais ventagens destacam-se a poupança energética (mais de 60% diz respeito a uma casa convencional), um menor impacto ambiental e um maior conforto e qualidade de vida para si e a sua família. Será possível, então, construir casas completamente autónomas e sustentáveis no futuro a um preço acessível? Não só apenas isto é já uma realidade. Um exemplo disso é a casa eficiente que foi construída em Mieres (Astúrias). Uma pousada rural criada para um casal com dois filhos e que foi construída tendo em conta as condições climatéricas da zona. Aquí encontrará mais informações sobre este interessante projeto sustentável. Com este tipo de iniciativas, que pouco a pouco vão-se implementando na península, vê-se uma maior consciencialização e compromisso ecológico que os cidadãos vão adquirindo com o nosso planeta.