Como reduzir o ruído em casa: dicas | KÖMMERLING

Como reduzir o ruído em casa: dicas

19 Jun 2019
To share:

O barulho é um dos problemas ambientais mais importantes da atualidade. Especificamente, é o segundo maior problema ambiental do mundo. Viver em áreas urbanas ouvindo o barulho das obras e do trânsito, prejudica gravemente a nossa saúde. O dia dedicado à sensibilização para o ruído é essencial para lembrar por que razão a poluição sonora causa um impacto cada vez maior na nossa saúde.

Os atuais níveis de ruído têm um impacto direto nas pessoas produzindo stress, problemas de sono e até doenças respiratórias e cardíacas. Isto foi confirmado pela OMS este ano. Além disso, a Agência Europeia do Ambiente concluiu que o barulho produz 16.600 mortes prematuras por ano na Europa e que quase 32 milhões de adultos sofrem as consequências dos elevados níveis de poluição sonora. Não há dúvida que o barulho nos prejudica e muito.

Mas como é que podemos ajudar a combater os níveis de ruído?

Ouvir o cantar dos pássaros ou ouvir o som do mar na casa da praia é um dos maiores prazeres que podemos usufruir desde a nossa sala de estar ou da varanda e que, além disso, são coisas que procuramos quando compramos uma casa. No entanto, estamos mais habituados a ouvir o som das buzinas, o barulho das obras ou o ruído aéreo se vivermos perto de um aeroporto. O barulho é um impedimento para uma casa saudável, mas queremos ajudá-lo a tornar isto possível. Aprenda a melhorar o isolamento sonoro com estas dicas. Pegue em papel e caneta!

  • A fachada

Pode optar por fachadas ventiladas ou fachadas cortinas. A primeira caracteriza-se por ter dois painéis (um isolante fixo e outro não colado para criar uma câmara de ar, na fachada original do edifício). Instalar uma fachada leve em cima da original e entre materiais não condutores (paredes cortina). Será sempre muito mais fácil fazer estas mudanças numa vivenda do que num prédio.

  • O chão

O isolamento acústico obtém-se principalmente através do chão. O pavimento flutuante é uma das melhores opções para a instalação de uma camada dupla sobre o pavimento original e, no meio destas camadas, colocar um material isolante. Se o barulho dos sapatos ou passos, arrastar móveis ou o barulho dos eletrodomésticos o incomodarem, escolha este tipo de pavimento para reduzir o ruído de impacto.

  • As janelas

As janelas são uma das medidas mais eficazes para o isolamento acústico externo. O nosso conselho a longo prazo é substituir as janelas velhas por janelas em PVC que ajudarão a reduzir os decibéis que entram na sua casa. Colocar janelas em PVC é usufruir de uma melhor qualidade de vida. Pergunte aos nossos profissionais que tipo de janela é que a sua casa precisa!

  • Paredes

Aqui há várias opções para tentar reduzir o barulho exterior ou dos vizinhos. Pode escolher: parede dupla, tabiques ou folha dupla de cerâmica.

  • Tetos

Instalar tetos falsos, diminuirá os ruídos contínuos ou intermitentes que façam os seus vizinhos de cima. Trata-se da colocação de um teto falso com diferentes camadas de materiais isolantes. Lembre-se que quanto mais materiais isolantes, mais isolamento.

  • Outras instalações da casa

Há também barulhos gerados dentro de casa e que também podemos controlar. Como os provenientes dos canos ou as condutas de ventilação. Se não os controlarmos, podem tornar-se num barulho insuportável que afeta o nosso descanso. Normalmente existem empresas dedicadas a reduzir este tipo de ruído e sons.

Como pode ver, o barulho gera-se tanto dentro como fora de casa. Ter cada um deles controlado vai ajudar-nos a ter uma casa livre de ruídos. Agora já sabe: proteja a sua casa e torne-a mais saudável graças aos conselhos que lhe demos.

Não são nenhum segredo, por isso conte aos seus vizinhos e amigos como ter menos barulho em casa para usufruir do sossego!

Mais visto