Chaves para uma boa vedação do terraço
Quando se toma a decisão de fechar o terraço ou sacada aparecem as dúvidas: Será melhor vedar completamente ou deixar uma parte aberta? Que material se deve colocar? Compensa o investimento?
Há vários fatores que são muito importantes a ter em conta: o tipo de abertura, a estrutura, o desenho, e se o teto deverá ser envidraçado ou em cimento, e o peso.
Poderá haver alguma hesitação, contudo, se se organizarem bem e seguirem os nossos conselhos descobrirão que não é assim tão complicado como parece. Para isso, é indispensável que tenham em conta estes fatores na altura em que encontrarem o isolamento perfeito.
• Tipo de abertura: os mais habituais são as portas ou janelas corrediças já que um batente tão grande na prática não resulta tão bem. Existem outras opções, como a Oscilo-Paralela da KÖMMERLING, que ao elevar-se sobre si mesma suporta o peso da ferragem e pode deslocar-se sem esforço e com comodidade. Outra opção é a abertura dobrável ou articulada com varias folhas que se desdobram como num acordeão.
• Estrutura: o PVC e o alumínio, pela sua fácil manutenção, são os materiais mais empregados na estrutura. No entanto, o PVC tem melhores propriedades isolantes. Quanto ao vidro, o mais solicitado em zonas urbanas é o vidro duplo com câmara-de-ar intermédia pelo isolamento acústico e térmico que proporciona.
• Desenho: pode-se combinar várias portas e janelas com elementos fixos ou fazer todo o isolamento fixo sem possibilidade de abertura.
• Teto envidraçado ou em cimento: quando se colocam vedações no terraço, independentemente do desenho que se escolha, pode optar-se por colocar um teto de cimento ou noutro material similar, ou fazê-lo com vidros. Os vidros permitem criar um efeito mais natural já que através destes podemos contemplar o céu estrelado, as nuvens, disfrutar dos raios do sol e aproveitar a luz solar como iluminação do local.
• Peso: por último, devemos também considerar o fator do peso, especialmente se se tratar de um isolamento metálico. Em função da obra que se pretenda construir, teremos que verificar se o terraço ou açoteia poderá suportar o peso extra, já que nem sempre é assim.