10 curiosidades sobre portas e janelas que todos deviam conhecer
Certamente já se questionou sobre a origem de dois : janelas e portas. Estes dois componentes são essenciais para vivermos com segurança e conforto. Mas como é que tudo começou? Quem foi o génio que inventou estes elementos básicos para uma casa? Na KÖMMERLING, também já nos fizemos esta pergunta e é por isso que o vamos ilustrar com 10 curiosidades sobre janelas e portas.
Ao longo dos anos, foram evoluindo até que foram desenvolvidos diferentes tipo destes elementos. Entre estes tipos está o PVC, um material muito eficiente em termos de isolamento acústico e térmico. Este material também acaba com as infiltrações e humidade. Não se esqueça disto! Pode visitar o nosso site e informar-se sobre os nossos produtos. Além disso, pode ver as quantidades envolvidas e qual é que se adapta melhor a si. Transforme a sua casa num lugar sossegado, acolhedor e agradável com a KÖMMERLING. Não hesite e visite-nos! Vamos começar por falar nas curiosidades sobre a origem da janela:
- O vidro não foi usado até o século XVII: Antes desta data, as janelas das pessoas de classe média/alta eram feitas com os chifres de animais amolecidos em água por 3 meses, esmagados e montados nas janelas, permitindo assim a entrada de alguma luz.
- Época de Augusto: Durante os séculos I e II d. C., começaram-se a construir janelas com uma pedra mineral agora conhecida como espato, um gesso translúcido que era extraído das minas de Segóbriga na Hispânia.
- Romanos: Foram os primeiros que usaram vidros nas janelas, mas de maneira isolada e não generalizada para toda a população. Contudo, era uma tecnologia de baixa qualidade e bastante opaca.
- Vidro medieval: Naquela época utilizavam fornos melhores do que os que existiam no Império Romano. No século XII, os vitrais evoluíram graças às catedrais europeias. A maior parte do vidro liso dos séculos XIII e XIV foi desenvolvido para ornamentação religiosa e fabricava-se na França.
- Presentemente: No século XVIII, o vidro tornou-se mais popular até chegar 1903, onde o vidro laminado tornou-se importante. A incorporação de uma película plástica fina entre duas folhas de vidro aumentou a segurança das janelas e especialmente das janelas maiores.
Por outro lado, estão as portas. Atualmente na KÖMMERLING temos vários tipos: de correr, batentes, oscilobatentes... Veja estas curiosidades
- Invenção da porta: No Império Romano, procedeu-se a traçar o perímetro através de um rego realizado com um arado de acordo com um antigo rito etrusco. Não podiam passar pelo rego traçado devido ao seu caráter sagrado. Como as pessoas deviam poder entrar e deixar o perímetro traçado, era necessário deixar segmentos do perímetro sem traçar. Posteriormente, quando construíram muros perimetrais à volta das cidades, já havia outras características dando origem ao que hoje conhecemos com o nome de porta.
- Sistema de segurança: Hero de Alexandria foi a primeira pessoa a conceber um sistema para criar as primeiras portas automáticas da História. Foi um inventor greco-egípcio que descreveu o sistema original para abrir as portas dos templos sem a intervenção humana.
- Simbologia política e religiosa: diz-se que São Pedro é o guardião das chaves do Céu e, desde a Idade Média, entregar a alguém "A Chave da Cidade" não é apenas um símbolo de prestígio e poder, também implica que essa cidade se rendeu sem resistência.
- Puxadores: Foram fabricados pela primeira vez nos EUA no século XIX e eram de madeira, inspirados nos perfumes.
- Aldrabas: rostos grotescos e animais selvagens. Na Idade Média pensava-se que este tipo de expressão de horror era capaz de afastar os espíritos maus. Isto incluía criaturas mágicas demoníacas, bruxas e demónios.
Fontes VentanasSanMiguel.com Domoticafuturo.com Yunikart.com