Casas típicas de Portugal
Todas as cidades do mundo são ricas em património, tradições, folclore e arquitetura. Portugal é um país cheio de recantos espetaculares que se destacam pelo seu charme e pela história por detrás dos seus muros. Cada país ou cidade carateriza-se por ter casas típicas que são o emblema de cada vila. Portugal não ia ficar de fora.
Quer no Norte quer no Sul, há muitas casas típicas espalhadas por todo o território. Caso não conheça estas casas tradicionais portuguesas, vamos falar-lhe delas.
Costa Nova, Aveiro
Aveiro é uma cidade localizada na Beira Litoral, nas margens da Ria de Aveiro. É conhecida como a Veneza portuguesa pelos seus canais sulcados por barcos coloridos chamados moliceiros, que costumavam apanhar algas.
Mas uma das muitas coisas pela que se destaca esta pequena cidade são as casinhas coloridas. Se passear pela Costa Nova, a primeira coisa na que vai reparar serão as casinhas pintadas às riscas coloridas. Verdes, amarelas, azuis... os palheiros, como se chamam este tipo de casas, fazem que Aveiro tenha uma paisagem colorida.
E porque é que se chamam palheiros? Antigamente eram armazéns para os pescadores da Costa Nova quando a vila era apenas uma zona de pesca e serviam também para guardar o sal da Ria.
Por outro lado, o centro de Aveiro é famoso pelos edifícios modernistas. O estilo art nouveau contrasta com as casas de pescadores.
Quem é que não tem vontade de ir até à praia e tirar uma foto em frente destas casinhas tão invulgares? Aveiro está à sua espera, por isso faça uma escapadela até ao Centro e admire este tipo de casinhas que o vão conquistar para sempre. Sem dúvida, são uma das casas tradicionais da Zona Centro.
Casas típicas da Madeira
Outra das casas tradicionais portuguesas está localizada em Santana, uma das vilas da ilha da Madeira. São casas pequenas invulgares que foram deixadas como recordação na ilha pelos primeiros imigrantes do século XVI. São também conhecidas como palheiros, mas neste caso, a sua construção destinava-se a armazenar cereais e outros alimentos (parte superior da casa) e também como lar (parte inferior da casa).
Carateriza-se principalmente por ter janelas pequenas, mas sobretudo esta casa tradicional destaca-se por ter um telhado de palha que convém mudar cada 5 anos. Atualmente, são casas turísticas especializadas na venda de licores, toalhas de mesa ou plantas.
Paixão pelos azulejos
O azulejo é um elemento presente em todos os cantos de Portugal. Além disso, é um dos símbolos distintivos da nossa cultura. No século XVII, o azulejo começou a encher os conventos, palácios, fontes ou casas do país. Desde então, a cada passo que damos, a beleza desta decoração vai aparecer à nossa frente.
Basta caminhar por Lisboa, Porto ou muitas outras cidades para poder conferir. Pode programar a sua própria rota de azulejos através do bairro de Alfama, Palácio Belmonte ou visitar o Museu do Azulejo.
Casa do Penedo, a casa de pedra
Pode parecer-lhe que é a protagonista de uma estória, fruto de um sonho ou da casa de um hobbit, mas a verdade é que a Casa do Penedo existe, é real. Situa-se na Serra de Fafe, vila situada no distrito de Braga e construída entre 1974 e 1976. Não é uma das casas típicas portuguesas, mas é em si uma construção singular já que as suas paredes são formadas por quatro rochas grandes.
Atualmente pode ser visitada e, inclusive, pode viver nela por alguns dias. No entanto, não possui instalação elétrica. Tem um moinho de vento que fornece energia à casa. Se gostar do campo, tem que visitar esta casa de pedra.
Em geral, a nossa arquitetura é influenciada pela grande história do país e pelos povos que se estabeleceram cá durante os diferentes períodos. Por isso o estilo romano, gótico, renascentista, barroco ou pombalino está presente em edifícios de toda a geografia portuguesa.
Esquecemo-nos de alguma casa típica portuguesa? Se achar que sim, conte-nos, estamos empolgados!