Portas interiores: tipos e quais escolher de acordo com as suas necessidades
As portas interiores são um elemento fundamental no lar, pois desempenham muitas funções, que inicialmente não valorizamos, como proporcionar privacidade, decorar e dar personalidade, separar as divisões ou isolar térmica e acusticamente a nossa casa.
Se estiver a pensar em renovar as portas interiores da sua casa, este post é para si. Só quando temos a necessidade de renovar as portas ou comprar umas novas, percebemos que o seu cuidado é tão importante como o de outro móvel da casa, portanto, devemos limpá-las, envernizá-las e tentar não bater as portas para evitar danificar a madeira. Por outro lado, no mercado há um amplo catálogo para que possa escolher a porta interior perfeita, a que melhor se adapte às suas necessidades e orçamento, pois existem tantos modelos e materiais diferentes que muitas vezes custa escolher um. Na Kömmerling damos-lhe as dicas que precisa para escolher a sua porta perfeita, explicando pormenorizadamente cada tipo de porta de acordo com o material, estilo ou sistema de abertura.
1. Qual o material que devemos escolher?
A variedade de materiais é quase infinita. A maioria das pessoas escolhe o modelo clássico; em madeira, mas há muitos mais entre os quais podemos escolher, por exemplo, vidro, alumínio ou PVC. Vamos enumerar!
- Porta interior de madeira maciça:
É sinónimo de robusteza, mas também são mais pesadas e mais caras. No entanto, graças à sua composição, o nível de isolamento térmico e acústico faz com que seja a escolha predileta para a porta principal da sua casa. Também pode escolher portas em madeira sintética que são muito mais leves e mais baratas do que as anteriores, mas também de menos qualidade. Uma das grandes vantagens de escolher madeira para as nossas portas é a durabilidade e, com um pouco de imaginação, podemos personalizá-las para as adaptarmos a qualquer estilo. Sem referir as possibilidades de lacagem, um tipo de acabamento que dá às portas um resultado muito estético.
- Porta interior em vidro:
É uma escolha elegante e vanguardista, adapta-se a todos os estilos de decoração e é uma excelente alternativa para espaços com pouca luz natural, no hall de entrada, nos acessos aos espaços abertos, especialmente se estão virados para uma paisagem linda, o efeito visual final será espetacular!
- Porta em PVC:
O PVC é um material muito procurado no mercado por causa da facilidade de manutenção, bom isolamento térmico e acústico, resistência, durabilidade e totalmente reciclável. Pode-se pedir mais? Temos as nossas dúvidas, por isso é sempre uma excelente alternativa.
2. Que sistema de abertura poderíamos escolher?
Escolher o sistema de abertura para as portas interiores é importante, sobretudo para definir melhor os espaços da casa. Atualmente existem três tipos de abertura
- Porta interior de sistema tradicional.
É o sistema mais popular no mercado porque a instalação é muito fácil, barata e adapta-se a qualquer estilo de decoração. Além disso, este modelo tem grande resistência e isola muito bem tanto acústica como termicamente. A única desvantagem é que ocupa um determinado espaço quando está aberta, um inconveniente a ter em conta no caso de haver um espaço muito limitado.
- Porta dobrável.
O seu funcionamento baseia-se no movimento de um acordeão e é ótima para separar ambientes quando temos pouco espaço, por exemplo, entre a cozinha e a despensa ou a sala e a casa de banho. Também há todo o tipo de combinações e materiais para adaptar este tipo de porta às nossas necessidades; com vidro, madeira ou PVC. É necessário frisar que, em termos económicos, as portas dobráveis em PVC são muito acessíveis; uma média de 40€ se tiver algumas noções de bricolagem.
- Portas de correr.
São ótimas para poupar espaço e dar um toque muito elegante à decoração da sua casa, sobretudo se quiser separar espaços abertos. É necessário instalar um bom sistema de guias que suportem o peso da porta e, assim, deslizem de maneira adequada.
3. Que estilo podemos dar às nossas portas?
Uma das partes mais divertidas é escolher o design das portas. O leque é ilimitado; pode combiná-las com espelhos, vidraças coloridas, integrar xisto, desenhos 3D ou até recuperar uma porta antiga e restaurá-la, obtendo assim um efeito final muito elegante. Também é preciso ter em conta o acabamento que queremos dar às portas, por exemplo, lacagem, envernizado, etc. É importante escolher um bom acabamento, pois proporcionará maior resistência e durabilidade à porta.
Com estas dicas, vai poder encontrar o tipo de porta que se assemelhe ao seu gosto e à decoração da sua casa. Sem dúvida, a melhor combinação é escolher a porta que proporcione um bom isolamento térmico e acústico ao mesmo tempo que dê um toque original à sua casa. Se precisar de ajuda ou recomendações, contacte com os nossos especialistas!