Passivhaus: mais janelas, maior eficiência
Uma das características mais importantes das conhecidas casas passivas é que, para aproveitar ao máximo a energia solar, são necessárias janelas grandes. Hoje, no Dia Mundial do Habitat, vamos ver como isto alterou a nossa maneira de construir e viver.
Porque é que as janelas são tão importantes?
O sol aquece tudo o que toca, seja uma parede, o chão, os móveis ou o ar. Quanto mais raios solares entrarem numa divisão, mais irá aquecer durante o dia. Os raios só podem entrar através de uma superfície transparente ou um buraco. Desta forma, quantas mais janelas tivermos e quanto maiores elas forem, mais estamos a aproveitar o clima soalheiro do nosso país.
Então, porque é que a maioria dos prédios de apartamentos não têm tanta superfície de vidro?
Os pormenores das janelas são que, embora a transparência seja muito boa para que o sol entre, precisamente porque é transparente, são compostos de materiais que dificilmente podem ser isolados da mesma forma que outros mais fortes como a pedra ou o tijolo. Felizmente, isto já não acontece. Faz sentido que antigamente fizessem as janelas o mais pequenas possível. Embora agora sejam grandes, tem uma explicação: os materiais que existiam há décadas (e séculos) para fechar o espaço nos muros isolavam e estancavam menos do que os que existem agora. Tinham o nome de espaços porque realmente eram buracos através dos quais o frio ou o calor entravam sem controlo algum. Só tem de ver que a espessura das paredes das casas das aldeias e compará-las com o vidro fino e as ranhuras entre as peças das janelas antigas. Pelo contrário, hoje em dia, uma janela boa pode isolar tanto o exterior como uma parede de pedra de 60 centímetros de espessura. Mantém a temperatura muito mais semelhante a do interior do que à do exterior e isola das barreiras acústicas, não acontece como quando tocamos uma janela antiga. Além disso, a tecnologia permite que se possa garantir a estanqueidade de todas as partes da janela, para que não entre nenhum ar do exterior.
E se eu não tiver uma casa passiva?
Isso aplica-se a todos os edifícios: uma janela é um espaço, a não ser que esteja tapado por uma janela de qualidade, tanto em termos de materiais como de instalação. Os produtos no mercado com valores de isolamento e estanqueidade válidos para casas passivas são instalados em centenas de prédios sem esse padrão. A KÖMMERLING, uma empresa especializada em isolamento acústico, por exemplo, tem o Sistema KÖMMERLING 76, que foi instalado em vários projetos certificados como PassivHaus e também em casas pré-existentes e novas pelo bom desempenho.
Uma casa hipereficiente
Sem dúvida, se as janelas forem escolhidas corretamente, já não vão interferir na eficiência energética: se não fosse assim, como é que esta casa pode ser consumo zero? Se estiver a considerar reabilitar a sua casa, escolha bem as janelas de PVC ou janelas de alumínio para que a sua casa e a sua saúde lhe agradeçam por ter maior conforto. Um exemplo: a Brandywine House está em Washington e, além de um design espetacular, pode se gabar de ser um consumo zero. Isto é conseguido através da combinação de remates muito isolantes com energias renováveis.