PVC é um material cercado por mitos?
Apesar do aumento que o uso de PVC teve em nosso país, especialmente na fabricação de janelas de alto desempenho, ainda existem muitos mitos em torno deste material. Mitos que têm pouco a ver com a realidade e esconder as múltiplas vantagens do PVC. Vamos rever tudo isso, sempre com base na formulação de PVC usada no KÖMMERLING.
As janelas de PVC se deformam ou amarelas?
Tende a pensar que porque o PVC é plástico, as janelas serão mais frágeis, deformar-se e sua aparência deixará logo de ser a mesma que aquela do primeiro dia. Um pensamento que tem pouco a ver com a realidade, uma vez que a vida útil das janelas de PVC é de cerca de 50 anos, permanecendo em perfeitas condições o tempo todo. Além disso, no caso das janelas, os perfis incorporam reforços de aço que oferecem maior força.
Nem é a crença de que o pvc amarelo, por mais que a exposição solar a que os perfis são expostos, não é verdade. Sim, note-se que isso não acontece com todas as janelas de PVC, uma vez que a descoloração ou não de um perfil dependerá da formulação de PVC utilizada por cada empresa. É usado por KÖMMERLING, uma fórmula que dá resistência aos perfis, impede a descoloração e não é prejudicial ao meio ambiente.
Tende a pensar que porque o PVC é plástico, as janelas serão mais frágeis, deformar-se e sua aparência deixará logo de ser a mesma que aquela do primeiro dia. Um pensamento que tem pouco a ver com a realidade, uma vez que a vida útil das janelas de PVC é de cerca de 50 anos, permanecendo em perfeitas condições o tempo todo. Além disso, no caso das janelas, os perfis incorporam reforços de aço que oferecem maior força.
No caso de perfis foliados, a tecnologia PX é utilizada, que é livre de plasticizadores e incorpora um tratamento inovador de proteção solar. Esta tecnologia atua como um escudo reduzindo a temperatura absorvida pelas folhas, melhorando a durabilidade e estabilidade da cor. Na verdade, uma garantia de 10 anos é oferecida sobre estabilidade de cores e 15 anos de adesão.
Melhor se for uma quebra de ponte térmica?
Bem, sim e não, e vamos explicar o porquê. Se o material de que estamos falando é de alumínio, para melhorar seu isolamento, precisamos de uma ponte térmica, já que é um material altamente condutor. No caso do PVC não precisamos de pontes térmicas, uma vez que o próprio material é uma ponte térmica em si, dado o seu baixo nível de transmissão térmica. Para nos fazer entender melhor, todos nós nos queimamos cozinhando com uma colher de alumínio, mas não temos se o punho era de plástico.
As janelas de PVC são muito mais caras?
Este é outro boato generalizado que não se torna inteiramente verdadeiro. A qualidade é paga, e comprar uma janela de PVC de alto desempenho não é barato, mas custará praticamente o mesmo ou menos do que uma janela de alumínio com ruptura térmica da ponte (a única maneira de obter os níveis de isolamento que se aproximam dos do PVC). Portanto, se quisermos um alto nível de isolamento, o preço será bastante semelhante entre os materiais.
A este respeito algo semelhante ao quando optamos por realizar um projeto Passivhaus ou NZEB. O investimento mais inicial fornece economias a longo prazo (em contas do aquecimento e do condicionamento de ar) que permite que você recupere o investimento e continue a conservar.
Sem opções de design ou cores
Há alguns anos, concordaríamos com esta afirmação, mas actualmente as possibilidades são tantas que não há desculpa. Os cercos de alto desempenho podem ser instalados sem sacrificar a estética. Na Rede Oficial de KÖMMERLING você pode obter janelas com perfis de linhas curvas, linhas retas, com maior ou menor proporção de vidro visto, com acabamentos de madeira, metálico... opções com as quais se adaptar a qualquer estilo arquitetônico.
PVC é prejudicial à saúde
False. Até agora não existe uma regra ou directiva que qualifique este material como perigoso ou prejudicial à saúde. De fato, em 1998, um relatório elaborado pelo Comitê de Especialistas criado pelo Ministério do Meio Ambiente garantiu que o PVC "é completamente inofensivo". E por que então essa lenda generalizada existe? Porque no caso das janelas, ao fazer a formulação de PVC com a qual os perfis são fabricados, os aditivos são usados que podem ser mais ou menos tóxicos (isso dependerá de cada fabricante). Estabilizadores ecológicos e saudáveis, como cálcio e zinco, são usados no caso do KÖMMERLING (e metais pesados como cádmio não são usados).
Contaminados?
Este ponto está intimamente ligado ao anterior, uma vez que, como mencionamos, na formulação de PVC usamos estabilizadores ambientalmente amigáveis. Isto significa que nenhuma substância tóxica é derramada durante sua manufatura ou durante sua vida útil. Além disso, ao final do seu ciclo de vida, os perfis são desconstruídos e transferidos para um centro de reciclagem, voltando ao processo de produção. No caso do KÖMMERLING, a formulação de PVC é 100% reciclável e já incorpora até 30% de material reciclado.
Com este post esperamos ter dizimado todos esses mitos não constiativos. No entanto, não se deve esquecer que nem todos os PVC são os mesmos, mas que as diferenças na formulação utilizada por cada empresa têm impacto no meio ambiente, bem como no desempenho e nas características dos perfis.