6 dicas para festejar um Natal mais eficiente
Com gestos quotidianos, teremos uma casa sustentável durante todo o ano e festejaremos um Natal eficiente. Anote as nossas dicas!
O Natal é a altura do ano em que o consumo aumenta, por isso é importante pensar de forma eficiente para poupar energia, como ter um bom isolamento térmico nas janelas e portas ou reutilizar os materiais que temos em casa, porque são gestos essenciais diminuir o consumo e, acima de tudo, cuidar do Planeta.
1. Melhore o isolamento.
Nesta época do ano costuma estar muito frio e ligar o aquecimento é uma ação habitual.
É importante ter um bom isolamento de portas e janelas em casa que impeçam a saída da energia e da temperatura perfeita que nos faz sentir bem.
Desta forma, podemos conseguir conforto térmico em casa e evitar ligar o aquecimento muitas horas seguidas.
2. A importância da reciclagem
Comprar no supermercado todos os ingredientes para fazer a ceia de Natal, as roupas que vamos usar em cada evento, os presentes do amigo secreto, etc.
Tudo isto gera uma grande quantidade de resíduos que é muito importante reciclar, como o papelão, papel de embrulho, plásticos ou vidro.
Alguns destes materiais podem ser reutilizados para fazer enfeites natalícios caseiros, que sem dúvida darão um gosto pessoal à decoração de Natal da sua casa.
3. Árvore de Natal artificial ou natural?
Certamente já se questionou se é melhor comprar uma árvore artificial que dura muitos anos e é mais barata, ou optar por um pinheiro autêntico, para poder replantar depois.
Sem dúvida, a opção mais ecológica e respeitável com o meio ambiente é optar por uma árvore autêntica, embora seja uma opção pouco habitual em Portugal, é muito comum na maioria das casas ocidentais durante o Natal.
Uma vez que esta época de férias passa, o pinheiro é replantado no mesmo lugar onde foi plantado.
4. Reutilizar roupas de anos anteriores
Outra tradição moderna é comprar roupas para o Réveillon e normalmente não se tornam a usar.
Uma boa ideia para poupar este Natal e ter um consumo mais responsável com o meio ambiente é reutilizar as roupas dos anos anteriores.
Se for uma daquelas pessoas que não gosta de vestir a mesma roupa, mas também não quer gastar dinheiro, use a sua imaginação para reinventar um vestido, blusa ou camisa e... Divirta-se!
5. Menor quantidade de luz
Natal é sinónimo de lâmpadas LED; em todos os cantos da cidade, nas ruas principais e até mesmo dentro das casas, há luzes que dão alegria e iluminam o espírito natalício, mas pode ter um impacto (e muito) na nossa conta da luz.
É muito importante ligar as luzes da árvore de Natal, do presépio ou da varanda apenas quando seja necessário e não as deixar acesas durante a noite.
Como alternativa, pode comprar diferentes dispositivos de iluminação que tenham temporizador, para que as luzes de Natal liguem e desliguem automaticamente, reduzindo assim tanto o custo da luz como a poluição luminosa.
6. Evite comer em excesso
Comer muito no Natal também é quase uma tradição durante esta altura. É importante programar os dias, as refeições e jantares e uma lista com os ingredientes correspondentes para não comprar mais do que o necessário.
No entanto, é fácil fazer muita comida quando toda a família vai estar reunida. Se este for o seu caso, é vital não deitar comida fora, pode congelar para comer no dia seguinte ou doá-la no mesmo dia a refeitórios sociais.
Com estas dicas vai ter um Natal mais eficiente através do consumo responsável e vai poupar dinheiro na conta da luz graças ao bom isolamento das suas janelas e portas. Feliz Natal Sustentável!
Fontes: