Evite estes 10 erros ao limpar a sua casa
Limpar a casa pode ser uma verdadeira chatice. A falta de tempo e as férias à porta podem deitar a perder o dia das limpezas. Como não queremos que faça esforços desnecessários, damos-lhe 10 dicas para uma boa limpeza e para saber se está a limpar bem a sua casa. Vamos começar!
Janelas mais limpas
Não utilize limpa-vidros
Ou pelo menos, não é a primeira coisa que deve fazer. Se as suas janelas tiverem pó ou estiverem sujas, é aconselhável limpá-las com um pano antes de aplicar limpa-vidros. Se o aplicarmos diretamente, vai espalhar todo o pó e criará uma espécie de lama. A chuva ou até o facto de tocar nas janelas, são algumas das causas que podem sujar os vidros.
Utilize um pano húmido com um pouco de detergente suave para limpar as janelas em PVC. Limpe toda a superfície e os perfis da sua janela e deixe-a secar ao ar livre. Vão ficar como se fossem novinhas em folha!
Não limpe os vidros das janelas com sol
Quando for limpar as janelas, tente não o fazer quando o sol bata nelas. Se o sol bater diretamente, o limpa-vidros ou qualquer outro produto de limpeza vai secar rapidamente sem lhe dar tempo a limpar os restos do produto e fazendo com que as janelas não fiquem completamente limpas.
Esqueça o papel de jornal
A tinta de jornal pode penetrar no vidro e sujá-lo ainda mais, além disso, o papel pode riscá-lo.
O pó chato
Não comece a limpar o pó por baixo
Sugerimos que comece as limpezas pelos móveis mais altos. Caso contrário, vai sujá-los novamente. Deixe os móveis e mesas mais pequenas para o final e comece com as áreas mais altas. Lembre-se também que a ventilação de todos os espaços é muito importante para uma casa saudável. Não se esqueça de arejar antes de limpar para que o pó não volte a pousar nos móveis.
Use o pano certo
Para remover as partículas de pó, use panos de microfibra e esqueça o espanador.
Não se esqueça da ventoinha
Alguns aparelhos acumulam pó quando estão em funcionamento. Este é o caso da ventoinha e do ar condicionado.
O chão, uma zona com muito pó
Tente não usar a vassoura
Escolha o aspirador para garantir uma boa limpeza do chão e quando varrer, faça-o em ziguezague ou fazendo um "S" e esquecendo a forma tradicional de o fazer a direito. Isto irá diminuir o pó ou cotão que visitam a sua casa.
Mudar a água
Quase na última parte das limpezas, a água adquire uma grande importância. Ao lavar o chão, não se esqueça de mudar a água e colocar água limpa no balde. Evite usar a água de lavar a casa de banho ou a cozinha para as outras divisões da casa. Geralmente o chão destas divisões costuma estar mais sujo do que o normal e não deve passar para o resto das divisões.
Tenha muito cuidado ao passar a esfregona molhada nas portas ou na parte inferior dos móveis. Podem estragar-se por causa da humidade.
Limpar o ecrã da TV
Para poder ver um filme sem marcas de dedos ou outras marcas de sujidade, é necessário limpar regularmente o ecrã da televisão. Não utilize limpa-vidros e escolha um spray especial para ecrãs ou simplesmente limpe a seco o pó com a ajuda de um pano macio de microfibra. Esqueça também o papel de cozinha, porque pode parecer inofensivo, mas é pouco amigo do ecrã de TV.
Aproveite também para limpar os telefones e por que não, o seu telemóvel e as capas dos smartphones.
Um produto de limpeza natural e multifuncional
Quer um limpador ecológico e natural para limpar a sua casa? Acrescente limão e vinagre aos seus hábitos de limpeza e faça da sua casa uma casa limpa. Mas tenha cuidado ao aplicá-los sobre mármore ou madeira, pois podem danificar a superfície.
Conhece outros truques de limpeza? Mal podemos esperar para o ouvir, por isso diga-nos.