Como limpar as persianas?
Assim como limpamos as janelas com frequência, também é importante prestar atenção às persianas. Neste posto dizemos-lhe os passos a seguir para as manter como no primeiro dia, e sem fazer posturas impossíveis ou malabarismos!

Se em outros artigos já vimos passo a passo como é fácil limpar as janelas em PVC e mantê-las como o primeiro dia, desta vez queremos falar sobre a limpeza das persianas. Devido ao nosso clima e à elevada incidência da luz solar, a grande maioria das casas em Espanha têm persianas. Um elemento importante para proteger a nossa casa do calor e do ruído... e que também nos dá privacidade.
O verão é uma das alturas do ano em que mais usamos as persianas: elevamo-las para ventilar, baixamo-las para nos protegermos das altas temperaturas, etc. Esta subida e descida contínua expõe a persiana a agentes externos tais como pó ou tempestades de verão, que por vezes trazem lama com eles. O excesso de sujidade pode afetar a vida útil da persianas, por isso, é importante limpá-las de vez em quando, idealmente uma vez por mês.
Limpeza passo a passo das persianas em PVC
A parte interior das persianas ou as que estão viradas para uma varanda ou terraço são as mais fáceis de limpar. Explicamos como fazê-lo passo a passo:
1. Baixamos a persiana até ao fundo e utilizamos uma escova de cerdas macias para remover o pó e sacudir a poeira acumulada. Isto também pode ser feito com o pincel incluído em alguns aspiradores de pó. O que fazemos é remover essa primeira camada de sujidade.
2. Lâmina a lâmina, esfregar com um pano húmido em água quente e sabão neutro. O truque para alcançar as áreas mais altas é embrulhar um pano numa esfregona ou numa escova de vassouras. O poste permitir-nos-á alcançar as lâminas mais altas sem necessidade de subir quaisquer escadas e correr quaisquer riscos.
3. Repetir o passo 2, mas com um pano para ajudar a secá-las.
4. Não se esqueça de limpar a fita, ou o interruptor no caso de serem motorizadas.
Outra opção mais rápida para a limpeza das persianas é utilizar um produto de limpeza a vapor, embora, dependendo da quantidade de sujidade, possa também ter de esfregar as lâminas com um pano.
Como limpamos as persianas no exterior?
O exterior das persianas é muitas vezes bastante inacessível, especialmente quando estão viradas para a frente da casa. No entanto, durante anos vimos mil maneiras de limpar estas persianas, quase todas elas recorrendo a malabarismos impossíveis ou pondo em risco a nossa segurança. Tudo isto não deve ser uma opção.
Para persianas mais inacessíveis do exterior, a melhor solução é a abertura da caixa de persianas, a caixa na qual a persiana é enrolada. No caso das persianas de PVC, costumam ser disponibilizadas por clipado, pelo que não precisamos de usar ferramentas para as abrir. E o que fazemos depois de as termos aberto?
- Tirámos partido do facto de termos aberto a caixa da persiana para limpar tudo à vista com um aspirador de pó. Isto eliminará possíveis penugem ou pó que mais tarde poderiam acabar nas lâminas ou dificultar o funcionamento da persiana.
- Com a persianas completamente recolhida, limpamos as lâminas que nos são visíveis (como fizemos no interior, com água e sabão), secamo-las e baixamos um pouco a persiana. O que fazemos é desenrolá-lo pouco a pouco, limpando cada vez que as lâminas são expostas.
E agora temos as nossas persianas limpas! O tempo de limpeza dependerá da frequência com que as limparmos, se o fizermos cada muito tempo, isso custar-nos-á mais, pois acabarão por acumular mais sujidade.