Janelas de PVC ou de alumínio, qual é a melhor?
O PVC e o alumínio são os dois materiais mais populares na escolha de janelas. Neste artigo, apresentamos-lhe as vantagens de cada um deles para que possa tomar a melhor decisão entre janelas de PVC ou de alumínio. Aspectos como o isolamento, a manutenção... são importantes na escolha das nossas novas janelas.
Quando se trata de escolher novas janelas para uma casa, uma das primeiras decisões com que nos deparamos é o material do perfil. As opções mais populares são as janelas de PVC e as de alumínio. Enquanto as janelas de PVC são as que mais crescem no sector da renovação e se destacam pelos seus níveis de isolamento, as janelas de alumínio são a opção tradicional em Espanha e continuam a ser largamente escolhidas para novas construções.
Ambos os materiais têm as suas vantagens e desvantagens, pelo que compreender as diferenças entre eles ajudá-lo-á a tomar a melhor decisão. Neste artigo, vamos analisar as características de cada material, as suas diferenças e as considerações a ter em conta entre janelas de alumínio e de PVC.
Características das janelas de PVC
As janelas de PVC são feitas de policloreto de vinilo, um material durável, resistente e isolante pela sua própria natureza. Isto faz com que as janelas de PVC, em geral, se destaquem:
-
Durabilidade: O PVC é um material que não enferruja nem se decompõe com o tempo, é resistente à corrosão e adapta-se a diferentes condições climatéricas.
-
Isolamento térmico e acústico: como já dissemos, o PVC é um material isolante e não condutor, que ajuda a manter a temperatura interior da casa e a reduzir a entrada de ruído do exterior.
-
Poupança de energia: graças a esta capacidade de isolamento, as janelas em PVC reduzem o consumo de aquecimento e de ar condicionado, com a consequente poupança económica que isso implica.
-
Manutenção reduzida: as janelas de PVC requerem uma manutenção mínima em comparação com outros materiais. Só precisam de ser limpas periodicamente com água, sabão neutro e um pano.
-
Possibilidades estéticas: as janelas em PVC podem ser escolhidas em diferentes cores e acabamentos podem imitar a madeira, o metal e adaptar-se a diferentes estilos arquitetónicos.
-
Reciclagem: o processo de reciclagem das janelas de PVC é um processo energeticamente eficiente que reduz significativamente as emissões de CO2 no fabrico. Isto significa que as janelas de PVC, para além de serem recicláveis, incorporam cada vez mais uma maior percentagem de material reciclado.
Características das janelas de alumínio
As janelas de alumínio são outra das opções disponíveis no mercado. São feitas de alumínio extrudido e as suas principais características são:
-
Leveza: o alumínio é um material leve e resistente, que permite a criação de perfis muito pequenos e resistentes ao impacto que maximizam a área dedicada ao vidro.
-
Resistência à corrosão: é um material resistente à corrosão, pelo que as janelas de alumínio têm um bom desempenho no exterior e em áreas com elevados níveis de humidade.
-
Possibilidade de acabamentos: as janelas de alumínio podem ser lacadas em todas as cores da tabela RAL, permitindo uma vasta gama de acabamentos e adaptando-se às necessidades de cada projeto ou casa.
-
Reciclagem: As janelas de alumínio também podem ser recicladas e, embora o custo energético do processo seja mais caro, existe toda uma indústria que o torna rentável.
Diferenças entre janelas de PVC e de alumínio
Agora que já viu as características de ambos os materiais, pode analisar as diferenças entre as janelas de PVC e as janelas de alumínio. Atualmente, o isolamento é um dos elementos mais importantes a ter em conta, pois dele depende o nosso conforto e a poupança de energia. As janelas de PVC são mais isolantes porque o PVC é um material não condutor que não necessita de pontes térmicas. O alumínio é um material condutor, razão pela qual as janelas de alumínio estão equipadas com uma rutura térmica, ou seja, uma peça de plástico é inserida no interior da janela para melhorar o isolamento.
Em termos de manutenção, ambos os materiais são bastante semelhantes, não enferrujam, são resistentes às intempéries e basta utilizar água e sabão neutro para manter as janelas como novas durante anos. Em termos estéticos, existem algumas diferenças consoante o que procuramos. Neste caso, embora as janelas em PVC ofereçam uma grande variedade de cores e acabamentos, para necessidades muito específicas o alumínio oferece mais possibilidades.
Qual é melhor? Janelas de PVC ou alumínio
Não existe uma resposta única, uma vez que a decisão dependerá das nossas necessidades e prioridades. Existem vantagens e desvantagens na escolha de janelas de PVC e de alumínio. Se o objetivo for melhorar o isolamento, o conforto e a poupança de energia, as janelas em PVC serão uma óptima opção, mas se estivermos perante um projeto em que procuramos fechamentos com perfis muito finos, estruturas complexas... tenderemos a escolher janelas de alumínio.
Colocamos a seguinte questão: porquê escolher quando podemos ter tudo? Na Kömmerling lançámos AluNext, um sistema de janelas híbridoreciclado composto por PVC 100 % reciclado no interior e alumínio reciclado no exterior. Com este sistema, é possível fabricar janelas que oferecem o melhor dos dois materiais, sem ter de escolher entre janelas de PVC e de alumínio. Pode pedir um orçamento sem compromisso no nosso sítio Web.