Janelas de casa de banho: como escolhê-las
As janelas da casa de banho podem influenciar a estética da casa de banho, a sua luminosidade e, acima de tudo, a sua ventilação. Mas, como é que escolhe a janela de casa de banho certa? Para tomar a melhor decisão, temos de ter em conta fatores como o espaço de que dispomos, a iluminação da casa de banho, a sua capacidade de ventilação, a orientação da abertura ou da janela, etc.
Nesta publicação, analisamos tudo o que deve ter em conta ao escolher uma janela para a sua casa de banho.
Janelas de casa de banho: como devem ser
Uma vez que as casas de banho são divisões onde se gera muita humidade, é importante escolher um material resistente e durável. A este respeito, as janelas de PVC são muito resistentes à humidade, uma vez que têm uma superfície lisa e não porosa que impede a penetração e a aderência da humidade.
Pela mesma razão, é importante que as janelas da casa de banho facilitem a ventilação. Neste sentido, as janelas oscilobatentes, que permitem a sua abertura tanto no eixo horizontal como no vertical, são uma ótima opção, pois podemos ventilar evitando fortes correntes de ar. Por outro lado, se a sua casa de banho for pequena e precisar de otimizar o espaço, as janelas de correr são sempre a melhor opção.
Para além do tipo de abertura e do material da janela, o vidro também é importante. Se as janelas da sua casa de banho têm vista para um pátio interior ou para uma rua movimentada, terá de escolher um vidro opaco ou translúcido que permita a entrada de luz natural ao mesmo tempo que proporciona privacidade.
Qual deve ser a altura da janela da casa de banho?
A altura mínima é fixada pelo CTE (Código Técnico da Edificação), principalmente por razões de segurança. Com base no mínimo exigido pelos regulamentos, é aconselhável instalar a janela da casa de banho a uma altura que seja facilmente acessível para abrir e fechar.
Uma vez que se trata de uma área que necessita de ventilação frequente, não faria sentido que fosse demasiado alta e que não conseguíssemos alcançá-la corretamente.
Os diferentes tipos de janelas para casas de banho
Tendo em conta tudo o que discutimos até agora, podemos ter uma ideia dos diferentes tipos de janelas de casa de banho. Como base, deve procurar uma janela isolante (que nos proteja do frio no inverno), que permita a passagem da luz natural, que seja resistente à humidade e que ofereça um elevado nível de segurança.
A partir daqui, pode escolher entre modelos praticáveis, oscilobatentes, de correr ou pivotantes. A escolha dependerá principalmente do espaço da sua casa de banho, e lembre-se da questão do vidro se tiver uma janela saliente ou uma janela com vista para a rua ou para os vizinhos!
As vantagens das janelas de PVC nas casas de banho
Durabilidade, isolamento e, acima de tudo, resistência à humidade são algumas das principais vantagens de escolher janelas de PVC para a casa de banho. Além disso, podem incorporar diferentes tipos de vidro e acessórios, proporcionando maior privacidade e segurança à sua casa de banho.
Não deve esquecer que este é um material que requer uma manutenção mínima. Por outras palavras, limpando-o apenas com sabão neutro e um pano, podemos manter os nossos vidros como novos durante muitos anos.
As melhores janelas para casas de banho pequenas
As melhores janelas para casas de banho pequenas são as janelas de correr, uma vez que abri-las e fechá-las ocupa pouco espaço, mas ao mesmo tempo permite-nos ventilar, eliminando odores desagradáveis e evitando a acumulação de humidade.