Sistemas principais do isolamento pelo interior | KÖMMERLING

Sistemas principais do isolamento pelo interior

Como foi descrito atrás em Isolar termicamente a sua casa no interior, em muitos casos não é possível optar em levar a cabo um isolamento pelo exterior. Perante esta situação, não temos outra alternativa senão confrontar o problema através do isolamento interior. Estes são os os principais sistemas para conseguir isolar termicamente o interior da da sua casa.

Cobertura interior

Este é o caso em que se colocam painéis rígidos de isolamento em todas as paredes que estejam em contacto com o exterior a partir de dentro de casa.

Existem coberturas que se aderem diretamente à parede e outros que levam uma infraestrutura metálica para fixá-las. Em qualquer dos dois casos vamos perder espaço no interior da casa

Injeção na câmara

As paredes dos edifícios, por vezes, são constituídas por duas fiadas de tijolos ou outro material deixando uma câmara-de-ar intermédia para cortar a passagem do frio. Se for o caso, pode encher-se essa câmara com material isolante, que é muito mais eficaz que o ar.

Este sistema é especialmente recomendável caso se saiba que a fachada tem uma câmara contínua (passando pela frente de ferros forjados, colunas e tabiques) e vazia. Neste caso, o isolamento, se bem que não se possa escolher a sua espessura, não haverá descontinuidades (as conhecidas pontes térmicas) e será mais eficaz. Mesmo assim, haverá que fazer um estudo para verificar se a câmara está livre ou tem entulho no seu interior, e neste caso, não seria tão contínua como parecia.

A injeção faz-se com tubos flexíveis através de pequenos furos intercalados com a mesma distância nas paredes. Poderão ser feitos do exterior (os operários descem enganchados pendurados de arneses) ou desde o interior (entrando nas casas, embora com muito pouca invasão).

Mais visto