Consulta Purificadores do ar
Certos que estamos cientes que a poluição do meio ambiente é uma preocupação geral, dos fatores que a desencadeiam bem como da vontade de encontrar soluções viáveis e eficazes. Pois bem, a este problema de vital importância há que acrescentar que às vezes esquecemo-nos que existe outro tipo de poluição que também nos repercute, que está muito mais perto de nós, e que não é outra senão a poluição que afeta a qualidade do ar no interior da nossa casa.
A causa principal da poluição numa casa deriva do tabaco e dos efeitos do fumo na habitação. Através do fumo que se exala e se expele ao fumar, são libertados compostos químicos nocivos do cigarro. Os efeitos do fumo que se espalham pela casa afetam a saúde da família, que se vê exposta a um ambiente tóxico. O fumo do tabaco ambiental deposita-se no mobiliário, nas paredes, na roupa, nos utensílios da casa, e até nos brinquedos dos nossos filhos e animais de estimação. Além disso, a poluição derivada do tabaco mistura-se com o pó e adere à superfície dos móveis da casa durante meses, causando um grave risco para a saúde. O remédio mais eficaz para eliminar os efeitos do fumo em casa baseia-se em colocar em casa um purificador de ar de qualidade e de alta densidade, para que se possa eliminar o cheiro e os componentes químicos e nocivos que se desprendem ao fumar, e que aderem ao fumo e ao ar que circula nos espaços onde se tenha fumado. Isto é, que nos limpe o ar poluído. Enumeramos de seguida os principais tipos de purificadores de ar. Dada a ampla gama atualmente existente no mercado, e com o fim de orientá-lo um pouco nas possíveis dúvidas que possam surgir ao escolher o seu modelo perfeito com a capacidade de eliminar o fumo e o cheiro dos cigarros em casa, para além do pó e das bactérias que se possam acumular:
Purificador de ar por Filtro HEPA
Tem capacidade para absorver 99,97% das partículas do ar. Elimina o pólen, os esporos do bolor, os ácaros do pó e outros alérgenos. Este sistema é um dos mais recomendados por alergologistas e médicos, dada a sua grande capacidade para eliminar a maioria dos poluidores do ar, inclusivamente, os de nível microscópico. Contudo, deve-se ter em conta que os filtros HEPA não eliminam vapores, produtos químicos, fumo de cigarro, nem cheiros.
Sistema de Filtro de Carvão Ativo
Os filtros de carvão ativo têm um dos sistemas mais absorventes que estão disponíveis. Constam de pequenos poros absorventes que atuam quimicamente sobre os contaminantes à medida que estes passam através do filtro. Isto faz com que os contaminantes fiquem retidos no filtro. Resultam especialmente eficazes na eliminação do fumo dos cigarros, os cheiros, os produtos químicos e os gases, embora não eliminem o pó nem os alérgenos, pelo que devem ser utilizados em combinação com outros filtros (o que é muito habitual).
Sistema de Filtro iónico
Está construído com um gerador de íones negativos que capta o pó e as partículas positivas que circulam através do ar. O inconveniente é que, caso tenha um problema com o pó e o pólen, um filtro iónico não será a melhor opção, porque não elimina as partículas por completo, podendo estas ficarem aderentes ao solo e às paredes. O principal problema de saúde relacionado com os purificadores de ar iónicos é o facto de que produzem ozono como subproduto. Quando o ozono é inalado diretamente pelos pulmões pode representar um risco para a saúde.
Purificadores mediante luz ultravioleta
Este sistema utiliza a luz ultravioleta que tem radiação electromagnética para destruir as bactérias e outros patogénicos rompendo as ligações moleculares do seu ADN. Um purificador de ar de luz ultravioleta funciona bem contra bactérias, vírus e a humidade do ar. No entanto, não eliminam o pó, alérgenos ou partículas sólidas do ar. Este tipo de purificadores são muito usados em ambientes esterilizados como hospitais, cozinhas, infantários e laboratórios. O rendimento ótimo é alcançado quando são utilizados em casa vários filtros de ar em uníssono. Assim, podemos eliminar uma gama mais ampla de poluidores ou contaminantes do ar, como são os produtos e vapores químicos, pó, alérgenos, bactérias, gases, fumo dos cigarros e cheiros. Não se esqueçam que, embora possam utilizar um bom purificador de ar, e que inclusivamente possam combinar vários filtros para sua maior eficácia, será sempre muito importante ter uma correta ventilação diária em sua casa.