Como instalar passo a passo persianas automáticas
Converter as suas persianas manuais em persianas automáticas é possível com pouco dinheiro. Se quiser saber como instalar passo a passo as suas persianas automáticas e como conseguir o máximo nível em conforto e estilo nas portas e janelas da sua casa. Este é o seu post! São muitos os motivos para escolher persianas automáticas, pois não só poupará até 10% no consumo energético do seu lar graças ao sistema para programar o movimento (e assim aproveitar todas as horas de luz e manter o calor), também atingirá em funcionalidade. Além disso, os motores das persianas elétricas podem instalar-se em janelas em PVC e portas de madeira ou alumínio. Quase qualquer sistema convencional de persianas pode transformar-se numa persiana automática! Mas fique descansado! Não é necessário começar uma obra para a instalação, pois tem que aproveitar a estrutura já existente, ou seja, a própria persiana.
As persianas automáticas podem-se instalar de duas maneiras:
- Motor tubular. É o sistema mais habitual, colocando um motor tubular na caixa de persiana para janelas e realizando corretamente a instalação elétrica.
- Motor fita da persiana. Nem sequer é preciso mexer na caixa pelo que a instalação é um pouco mais fácil. Caso o espaço seja o adequado, o motor ficará no mesmo espaço que o seu predecessor convencional. Se a caixa que enrolar a fita estiver integrada na janela de alumínio, não será tão fácil, neste caso será melhor escolher um motor externo.
As duas soluções são adequadas, escolha aquela que se adaptar melhor à estética da sua casa e ao seu orçamento. Antes de comprar o material, deve saber que tipo de funcionalidades vai ter a sua persiana: programar o movimento das persianas a partir do telemóvel, subir ou descer mediante um botão, incorporar um sensor solar ou programar as horas de funcionamento. Depois de saber qual persiana é a mais adequada às suas necessidades, é necessário comprar o "kit de automatização". É recomendável escolher o motor tubular porque é muito mais estético e tem mais possibilidades de programação. O processo de instalação, em geral, baseia-se nas seguintes fases:
- Instalar o motor tubular. A primeira coisa a fazer é desmontar a fita: desça totalmente a persiana, abra a caixa das persianas e solte a fita do eixo e desmonte o enrolador.
- Retire o eixo da persiana.Veja onde estão os suportes; podem estar na parede, numa estrutura de ferro ou madeira ou nas proporias paredes da caixa. Se é for assim, aproveite os suportes da caixa do estore!
- Monte os componentes do “kit de automatização”, seguindo as instruções do fabricante.
- Coloque o motor tubular na caixa do estore, dentro dos dois suportes laterais.
- Realizar as ligações elétricas. Siga sempre as instruções do fabricante e utilize braçadeiras para juntas os cabos. Não se esqueça de desligar antes a eletricidade!
- Verifique o sentido do enrolamento da persiana.
- Com a persiana descida, coloque as fitas de segurança. Se quiser regular o ponto onde parar, utilize a chave sextavada incluída no kit.
- Finalmente, coloque a tampa da caixa.
Parabéns! Agora já sabe como automatizar as suas persianas manuais da sua casa! Se tiver alguma dúvida, pode ver o vídeo para ver os passos mais pormenorizadamente ou perguntar aos nossos profissionais.
Fontes: LeroyMerlin.pt Homify.es Domotika.top