As 10 dicas definitivas para poupar em casa | KÖMMERLING

As 10 dicas definitivas para poupar em casa

Durante o inverno, a fatura da luz é maior, porque passamos mais tempo em casa, ligamos o aquecimento mais tempo ou usamos mais água quente. Por tudo isto, seguem umas dicas para poupar em casa e começar o ano com menos despesas. Pegue em papel e caneta.

24 Ene 2019
To share:
dicas poupar casa

Durante o inverno, a fatura da luz é maior, porque passamos mais tempo em casa, ligamos o aquecimento mais tempo ou usamos mais água quente. Por tudo isto, seguem umas dicas para poupar em casa e começar o ano com menos despesas. Pegue em papel e caneta!

1. Janelas de boa qualidade Usar janelas de boa qualidade é essencial para isolar bem a sua casa do frio. Se no inverno for difícil para si sair da cama porque a casa está fria, pode ser porque as janelas da sua casa não foram isoladas adequadamente. Umas janelas bem isoladas mantêm o calor mesmo depois de ter desligado o aquecimento há várias horas. Umas janelas de qualidade contribuem para o bem-estar e a saúde em casa, mantendo uma temperatura estável sem cantos frios ou mudanças bruscas de temperatura. Além disso, podem diminuir até 70% as perdas de energia, reduzindo assim o consumo de aquecimento e ar condicionado, uma poupança que vamos sentir cada mês com a diminuição da nossa conta da luz.

2. As persianas também são importantes As persianas são um elemento fundamental para garantir a segurança e o bom isolamento térmico da nossa casa. O bom funcionamento dos estores pode-nos ajudar a diminuir em 10% o consumo de energia na nossa casa. Por isto, a manutenção e limpeza são importantes. É um erro habitual investir em janelas em PVC isoladas, mas não fazer a mesma coisa com as persianas. Se tivermos janelas isoladas, mas as persianas não, estaremos a desperdiçar dinheiro. Uma boa opção para investir em persianas de qualidade é escolher o sistema RolaPlus da KÖMMERLING,  até vai melhorar o desempenho do conjunto. Portanto, se resolveu mudar as suas janelas, recomendamos que também mude as persianas. Mas a melhor escolha são as persianas automáticas, porque têm um sistema de programação para decidir quando as quer descer ou subir para aproveitar as horas de luz solar.

3. Eletrodomésticos eficientes Sabia que, por exemplo, uma máquina de lavar roupa A +++ poupa 22% do consumo de energia em relação a uma A +? Nos frigoríficos, a poupança pode chegar a 40%! Uma das maneiras mais fáceis de poupar energia em casa é trocar os eletrodomésticos com mais de 10 anos por aparelhos com alta classificação energética. Isto irá permitir uma poupança de mais de 400 euros por ano na conta da luz Se calhar agora não tem de trocar nenhum eletrodoméstico, mas o que sempre podemos fazer é usá-los de maneira eficiente e racional, sem desperdiçar energia. Por exemplo, não pré-aqueça o forno mais do que o necessário nem abra e feche sempre a porta, aproveite o calor residual da vitrocerâmica ou do ferro depois de desligá-lo ou, como tínhamos dito quando falámos da água, use a máquina de lavar roupa e louça só quando estiverem cheias.

4. Lâmpadas eficientes Para ter uma referência, as lâmpadas eficientes consomem até 80% menos energia que as lâmpadas incandescentes e têm uma vida útil 10 e 15 vezes maior. De qualquer maneira, devemos desligar a luz cada vez que saímos de uma divisão, um pequeno gesto que faz muito. Também é aconselhável não ter os eletrodomésticos em standby, pois consomem energia.

5. Não desperdice água Outro gesto muito simples, mas muito eficaz, é fechar bem as torneiras. Sabe que uma torneira a pingar pode gastar até 25 litros de água por dia? Não deixe a água a correr quando lavar a louça ou os dentes e tome um duche rápido, evitando usar a banheira. Um duche de 5 minutos gasta entre 25 e 100 litros de água. Imagine o que gasta tomar banho na banheira!

6. Evite compras desnecessárias Quando for às compras ao supermercado, evite comprar coisas que não tenha na lista. Se não for capaz de resistir, faça as compras online. Finalmente, use os cartões de desconto dos supermercados, pelo menos tenha o cartão do supermercado onde costuma comprar, e vai ver o que consegue poupar. Use a regra de 10 segundos, ou seja, quando tiver que escolher uma peça de roupa, algum objeto para casa ou outro sítio, pense se realmente é necessário. Desta maneira não vai gastar dinheiro desnecessariamente.

7. Ensine as crianças a poupar É muito importante que as crianças saibam o valor dos bens materiais, o custo de produzi-los e o impacto que podem ter na natureza. Brinquedos, roupas até as despesas domésticas comuns podem fazer parte poupança. Se os educarmos com responsabilidade, faremos que sejam menos gastadores.

8. Se se estragar, não deite fora. Reutilize! Em geral, costumamos deitar fora uma coisa quando estragada, em vez de tentar consertá-la. Isto chama-se consumo linear e é ao que estamos acostumados. No entanto, existem muitos profissionais que defendem um consumo circular, isto é, aproveitar os recursos várias vezes para não gerar novos resíduos. Às vezes não resta outra solução, se assim for, não se esqueça que praticamente tudo é reciclável, desde eletrodomésticos ou pilhas até papel ou vidro.

9. Planifique as despesas mensais Anote tudo o que gasta ao longo do mês. Sabemos que não é uma tarefa fácil e um bocado tediosa, mas é realmente útil. Desta forma, pode saber em que é que gasta o dinheiro. Pode fazê-lo à moda antiga, com papel e caneta, ou através de várias apps que existem.

10. Diminuir a conta de telefone Atualmente os tarifários de telefone, internet, telemóvel, etc são muito parecidos. Se pagar muito dinheiro pela sua linha de telefone, certamente haverá alguma promoção parecida no mercado e muito mais barata e... tenha cuidado com o período de fidelização! Já conhece todas as dicas para poupar em casa. Tente aplicá-las pelo menos durante três meses para avaliar se consegue poupar. Comece bem o ano!

Fontes: Viviendasaludable.es Homify.pt

Mais visto