Postigos KÖMMERLING
A utilização de postigos num edifício ou numa habitação pode estar relacionada com diferentes objectivos do projecto. Por um lado, os sistemas de postigos fornecem estética, ajudam a "decorar" a fachada de um edifício mas, o mais importante, fornecem segurança, isolamento e protegem a janela. Embora na nossa imaginação as postigos estejam normalmente ligadas a um certo tipo de habitação (casas nas montanhas ou casas nas ilhas), a verdade é que as suas diferentes opções de design as tornam adaptáveis a qualquer tipo de projecto.
Tal como acontece com as janelas, se decidirmos incorporar postigos no nosso projecto é importante que estes ofereçam um bom desempenho, sejam duráveis e exijam uma manutenção mínima. Ao longo deste artigo veremos que vantagens tem a sua utilização e quais são os diferentes sistemas de postigos que podemos encontrar no mercado.
Vantagens dos postigos
Em geral, as vantagens dos sistemas de postigos são muito semelhantes às das persianas. A grande diferença que poderíamos destacar é que permitem a abertura ou o fecho de uma única folha, permitindo a passagem de luz, ar, etc. através da outra.
O uso de postigos proporciona:
- Intimidade e discrição: o fecho do obturador permite isolar a casa do exterior. Além disso, se utilizarmos sistemas com ripas móveis, podemos controlar a passagem da luz ao nosso gosto.
- Estética: hoje em dia os diferentes acabamentos e cores oferecidos pelas postigos de PVC fazem-nos ter um mundo de possibilidades ao nosso alcance. A sua utilização traz estética e a personalidade à fachada.
- Isolamento acústico e térmico: as portadas são um elemento que actua como barreira entre o interior e o exterior de uma casa, pelo que terá um impacto directo tanto no isolamento térmico como acústico. Tal como as janelas, isto será grandemente influenciado pelo material escolhido, que é isolante (PVC) e não condutor.
- Protecção e segurança: a instalação de postigos não deixa de ser mais uma barreira entre o interior de uma casa e o exterior. Esta barreira extra oferece protecção contra condições climatéricas (vento, chuva...) e também contra possíveis assaltos.
Sistemas de postigos
Uma vez decidido dar uma dose extra de estética ao nosso projecto e instalar postigos, teremos de decidir entre os diferentes sistemas e opções que existem. Os postigos podem ser exteriores, também chamados mallorquin; ou interiores, conhecidos como fraileros. No caso da KÖMMERLING, existem diferentes opções de postigos exteriores:
- Sistema Grado: é um sistema de abertura dobrável que dá um toque rústico à fachada. Está disponível em múltiplas opções de cor e acabamento, e também oferece um grande nível de escuridão à sala.
- Sistema Líder: este tipo de postigos são compostos por ripas fixas e móveis com formas arredondadas. Oferece também a possibilidade de ser fabricado com um único painel, proporcionando uma protecção total.
Podemos também escolher o sistema de obturador interior:
- Sistema Frailero: é instalado no interior do recinto, permitindo controlar a quantidade de luz que atravessa sem necessidade de persiana e sem abrir as janelas e/ou portas.
Em geral, o bom dos postigos feitos com sistemas KÖMMERLING é que são feitos de PVC, um material isolante, durável e que quase não necessita de manutenção.