Materiais janelas
O isolamento térmico e acústico da janela dependerá em grande parte do material escolhido, já que a transmitância térmica não é a mesma em todos os casos. Quanto mais baixa a transmitância do material escolhido, mais isolante é o caixilho da janela.

Os diferentes caixilhos de janela que existem são:
Metálico: Normalmente feito de alumínio ou aço. Têm uma transmitância térmica de aproximadamente 5,7 W/m2k, um valor muito alto o que significa que em alguns lugares poderá não ser cumprido o CTE. Não são eficientes em termos de isolamento.
Metálico com RPT: A ruptura térmica consiste na incorporação de elementos separadores com baixa condutividade térmica, separando assim o interior do exterior. Os valores da transmitância térmica variam de 4,0 a 2,5 W/m2K, por isso também não são extremamente isolantes.
Madeira: Devido à sua própria natureza, proporcionam bons níveis de isolamento, chegando a ter um Uf= 2,2 W/m2K. O seu principal inconveniente é a manutenção.
PVC: Atualmente, este tipo de carpintaria é geralmente formada por 5 ou 6 câmaras herméticas, oferecendo elevados níveis de isolamento térmico e acústico. Os valores de transmitância são de cerca de 1,8 W/m2K.
Quando se fala em PVC, é importante notar que nem todo o PVC é o mesmo. As diferenças de formulação (que veremos mais à frente) influenciam diretamente a transmitância térmica do perfil. Um exemplo disso pode ser visto no sistema KÖMMERLING76 MD Xtrem que oferece um valor de Uf=1,0 W/m2K.
Desempenho do PVC
As suas propriedades isolantes tornaram este material uma das mais procuradas para o fabrico de janelas e portas. No entanto, ainda há muitos mitos e dúvidas que o assombram. Em termos gerais, podemos dizer que o PVC é um dos materiais plásticos mais antigos e que atualmente é comercializado de forma industrializada em todo o mundo.
Chamado Cloreto de Polivinilo, o PVC é uma combinação química de carboneto, hidrogénio e cloro. Os seus componentes provêm de 57% do sal e 43% do petróleo, sendo um material versátil, económico e amigo do ambiente. É amplamente utilizado no setor da construção, uma vez que oferece características como:
- Alto isolamento térmico e acústico
- Estabilidade dimensional
- Resistência a agentes atmosféricos, biológicos e químicos
- Isolante elétrico
- Baixa inflamabilidade e auto-extinguibilidade no seu comportamento ao fogo
- Resistência ao impacto
- Reciclável
Se aplicarmos tudo isto à fabricação de janelas, obtemos vedações com altos níveis de isolamento e resistência o que se traduz em poupança energética e conforto em casa.
Nem todo PVC é o mesmo
Nem todos os fabricantes de sistemas de janelas de PVC usam a mesma formulação, e é nas pequenas diferenças que está a qualidade. A fórmula concebida pela KÖMMERLING é obtida após a adição de diferentes estabilizantes ao PVC que modificam a resistência ao impacto. Criando perfis mais resistentes a choques, força do vento, etc.
Além disso, é importante enfatizar a responsabilidade ambiental dos sistemas KÖMMERLING. Há 20 anos que trabalhamos com estabilizadores respeitadores do ambiente, como cálcio e zinco a empresa está a preparar as normas e a fabricar os seus sistemas sob o selo Greenline. Um conceito que se apoia em 4 pilares fundamentais:
- Melhoria constante na conceção de sistemas para melhorar o isolamento térmico e acústico e para poupar o consumo de energia.
- Reciclagem dos perfis, que são reincorporados no ciclo de produção, poupando assim energia e matérias-primas.
- Eliminação de todos os metais pesados, tais como chumbo e cádmio, em processos industriais e utilização de estabilizadores amigos do ambiente.
- Pioneiros no cumprimento de Protocolos Ambientais Internacionais.
Mais informações sobre a formulação ou controlos aos quais os perfis são submetidos após a fabricação podem ser encontradas na brochura de qualidade da KÖMMERLING.
Contamos com um programa global de aconselhamento para arquitetos com o qual o ajudamos a cobrir todas as necessidades do seu projeto de uma forma personalizada.