Lacol e Slow Studio são os vencedores do II Prémio de Arquitetura Reto Kömmerling
No dia 27 de novembro, celebrámos a cerimónia de entrega do II Prémio de Arquitetura Reto Kömmerling. Um evento que reuniu gabinetes de arquitetura de renome, associações, imprensa e representantes do sector, visando reconhecer metodologias de trabalho inovadoras e comprometidas com a arquitetura sustentável.
Já entregámos o II Prémio de Arquitetura Reto Kömmerling que, nesta edição, teve duas categorias: habitação coletiva e habitação unifamiliar. Na categoria Habitação Coletiva, o primeiro prémio, no valor de 4.000 euros, foi atribuído à Lacol Arquitectura Cooperativa. O segundo lugar foi atribuído a sAtt Arquitectura / Distrito Natural, com 2.000 euros, e o terceiro lugar foi atribuído a Bunyesc Arquitectura Eficient, com 1.000 euros.
Na categoria de Habitação Unifamiliar, o Slow Studio ganhou o primeiro prémio (4.000 euros), seguido do Mol Arquitectura (2.000 euros) e do Munarq (1.000 euros), completando assim a lista de vencedores desta edição. Todos os estúdios vencedores receberam também uma bolsa de formação do GBCe, um parceiro do concurso.
Os seis estúdios selecionados provêm de diferentes regiões de Espanha e partilham uma visão comum: inovar nos seus processos de trabalho para integrar a sustentabilidade e a eficiência energética nos seus projetos, apostar em materiais locais e manter um forte compromisso com a dimensão social da arquitetura. Uma filosofia que se enquadra na essência do Desafio Kömmerling, que consiste em trazer para o primeiro plano como a arquitetura é concebida e desenvolvida para melhorar a vida das pessoas.
Momentos-chave da gala
A gala, que teve lugar no Palácio de Neptuno, foi apresentada pela jornalista e apresentadora Laia Ferrer e contou com um discurso particularmente inspirador da especialista em neurociências Gladys Kali, que ofereceu um novo olhar sobre a forma como pensamos influencia como nos projetamos e nos relacionamos com aquilo que nos rodeia. A sua mensagem ressoou na audiência: “quando transformamos a nossa de forma de pensar, a forma como construímos e habitamos o mundo também muda”. Uma reflexão muito em linha com o espírito do prémio e com o impulso para novas formas de entender a arquitetura.
O evento contou ainda com a presença dos diretores-gerais da Kömmerling, Javier Bermejo e Roberto Taibo, bem como do Comité Técnico do prémio, representado por Ismael Martínez (Zero City) e Bruno Sauer (GBCe), em nome do júri. Após a cerimónia, foi servido um cocktail e um showcooking que encerrou o dia, celebrando o talento e incentivando o encontro entre profissionais do sector.

Um prémio que continua a consolidar-se
A segunda edição do Prémio de Arquitetura Reto Kömmerling confirma o bom acolhimento de um concurso que, nas palavras dos próprios vencedores, se distingue por destacar o modo de trabalho e os processos que o tornam possível, e não apenas o resultado final. O seu carácter inovador — centrado na análise de metodologias e processos de trabalho — torna-o uma iniciativa pioneira no sector.
O sucesso da participação e o elevado nível das candidaturas refletem o empenho crescente dos estúdios numa arquitetura que dá prioridade ao impacto ambiental, ao bem-estar das pessoas e à adaptação a um ambiente em constante mutação.
Contamos com um programa global de aconselhamento para arquitetos com o qual o ajudamos a cobrir todas as necessidades do seu projeto de uma forma personalizada.