Fachadas de janelas modernas
Descubra as possibilidades das janelas como um recurso de composição e protagonista das fachadas modernas
<<Tinha de superar a dificuldade e conceber janelas, a coisa mais difícil de se fazer em arquitetura. Há poucos arquitetos que saibam fazer janelas muito bem, com honestidade. Na verdade, existem tantas paredes de vidro, entre outras coisas, porque não se sabem fazer janelas».
Eduardo Souto de Moura
Fachadas de janelas modernas
Veio-lhe a cabeça alguma vez esta reflexão de Souto de Moura? É estranho imaginar que houve um tempo em que os edifícios não tinham janelas e que estas não eram feitas de vidro, um material que é ao mesmo tempo protetor contra as intempéries e que permite a comunicação visual com o exterior.
Nestes tempos atuais, quando o debate sobre a proteção ambiental e os conceitos de construção sustentável nos inundam, as janelas devem ter não só características e critérios sustentáveis, mas também versatilidade para se encaixar em algumas lacunas que eram arquitetonicamente impossíveis há alguns anos atrás. Um duplo desafio que as janelas estão a passar com distinção.
Independentemente da forma da fachada, a janela deve ser adaptada ao espaço disponível. Além disso, em muitos casos, as janelas são os verdadeiros protagonistas da fachada, fazendo da parede uma mera tela sobre a qual os buracos fluem e brincam "à vontade". Nesses casos, as janelas devem ser elementos dignos de cuidado e estudo em detalhes.
Janelas redondas e ovais
Até que o estilo pós-moderno a popularizou novamente, a janela redonda era considerada típica de lugares do tipo mediterrâneo ou árabe. As janelas redondas e ovais de hoje dão personalidade para a fachada.
Escola infantil De Zeven Zeeën, em Amesterdão. Foto: Thijs Wolzak
Apartamentos BKK Cirqua. Foto: Peter Bennetts
Janelas com folhas assimétricas
A divisão do oco é um recurso composicional de grande valor visual e traz o ritmo ao estilo da fachada.
Planos inclinados
Ultimamente, nós arquitetos temos optado por recorrer a planos de fachada inclinados, proporcionando contraste e uma relação peculiar com o ambiente direto, seja urbano ou natural. As janelas também desafiam o efeito da gravidade e agem em sintonia com as paredes.
Carme Pinós, edifício dotacional em Tortosa. Foto: Jesus Arenas
A janela também pode ser revelada à "tela desarrumada" da fachada e ser exibida com orgulho, trazendo ordem ao todo. Os edifícios de Frank O. Gehry são exemplos claros:
Trabalhos de Frank O. Gehry
Fachada de vidro
As fachadas de vidro tornaram-se o sistema de construção preferido para edifícios terciários, tais como escritórios e centros comerciais. Desde o sistema de dupla fachada até janelas avançadas e eficientes em termos energéticos, estes exemplos desafiam a forma e a força da gravidade e simultaneamente garantem o desempenho que cada janela deve ter.
Para este fim, a KÖMMERLING na Alemanha desenvolveu o espaçador termoplástico Ködispace 4SG, que confere flexibilidade ao conjunto da janela e permite fazer eventuais janelas altamente eficientes com formas côncavas.
Edifício shopping centre Chadstone, em Melbourne. Janelas com sistemas KÖMMERLING Foto: Timothy Burgess
Construção da Feira de Astana no Cazaquistão. Janelas com sistemas KÖMMERLING
Fachadas de casas modernas com janelas grandes
Está a ver como as possibilidades na conceção de janelas e a sua composição em fachadas em edifícios terciários e blocos residenciais não têm limites. Mas e a arquitetura residencial?
As casas modernas caracterizam-se por terem grandes janelas com vistas para a paisagem. As grandes janelas são normalmente faixas fixas e ligam elegantemente o interior e o exterior.
Na imagem acima podemos ver as possibilidades das grandes aberturas, não só com elementos fixos, mas também com elementos deslizantes. Na KÖMMERLING temos uma ampla gama de possibilidades de janelas tanto fixas como praticáveis, incluindo, por exemplo, as corrediças elevadoras PREMIDOOR76.
Se tem um projeto pela frente e precisa conselhos profissionais sobre as fachadas das suas janelas pode contactar a nossa equipa de prescrição.
Autor: Ángela Sisternes García, Técnica especializada
Contamos com um programa global de aconselhamento para arquitetos com o qual o ajudamos a cobrir todas as necessidades do seu projeto de uma forma personalizada.