Processo de fixação | KÖMMERLING

Processo de fixação

Para manter os níveis de isolamento e impermeabilidade oferecidos por uma janela, é essencial que a instalação seja levada a cabo por profissionais qualificados.

To share:
Processo de fixação inslaçao janelas

A instalação de janelas em PVC no local não difere particularmente da das janelas tradicionais. Se não houver indicação em contrário, as faixas (caixilhos) sem folhas devem ser colocadas em prumo e niveladas, cravando-as diagonalmente (mas não directamente nos cantos), deixando uma junta mínima que permita uma selagem perfeita e permitindo que a janela fique por si só. Após a canalização, nivelamento e estampagem, a fixação é efectuada.

Tipos de fixação

(a) Por meio de garras:

Tradicionalmente utilizado em cofres de trabalho ao vivo, não totalmente acabado. O sistema é caracterizado pela utilização de placas moldadas para facilitar a sua aderência à fábrica. Estas garras podem ser fixadas à armação com parafusos ou por clipagem. Deve ter-se o cuidado de garantir que não sejam curtos e que possam ser bem apanhados no local ao aplicar o gesso.

Certificar-se de que as juntas à parede e ao lintel são da mesma largura. Recomenda-se seguir a tabela abaixo se o silicone for utilizado como material de vedação. Ao instalar com um adesivo de parede a parede, o espaço mínimo de 10 mm entre a janela e o adesivo de parede a parede deve ser mantido.

b) Por meio de parafusos:

Fixamos a armação directamente à fábrica quer por meio de um parafuso com uma tomada de expansão quer por meio de um parafuso especial concebido para ser inserido na fábrica sólida. Este tipo de fixação é mais adequado quando a janela está alinhada com vigas médias, pois de outra forma pode danificar o trabalho acabado pela expansão do bloco.

Este tipo de montagem apresenta a dificuldade de fazer coincidir o buraco feito anteriormente com aquele que teremos de praticar na fábrica.

Os pontos onde os parafusos entram devem ser bem fechados. Colocaremos o calço com a pressão necessária para impedir o movimento da moldura e sem dobrar ou deformar a moldura.

O parafuso que fixa a moldura pode ser acabado de duas maneiras diferentes. O parafuso pode ser deixado visível no abatimento ou pode atravessar o perfil de PVC até chegar ao reforço.

(c) Por meio de pré-estruturas de metal ou madeira:

Nivelamos, prendemos e fixamos a vedação prévia ao trabalho por meio das garras de ancoragem que são incorporadas. A armação será fixada à cerca prévia com parafusos, tendo o cuidado, como no caso anterior, de que os pontos em que penetram sejam bem deslocados.

As secções dos pré-enquadramentos terão as seguintes limitações:

  • Pré-estruturas de madeira. Secção mínima 35 mm x 35 mm.
  • Pré-estruturas de aço. A espessura da folha não deve ser inferior a 1 mm.
  • Pré-estruturas de alumínio. A espessura não deve ser inferior a 1,5 mm. Para fixar e terminar o parafuso, proceder como explicado no ponto anterior (ver fixação do parafuso). As principais vantagens deste sistema em relação aos anteriores são
  • Evita erros na execução dos vãos e facilita a sua medição, nivelamento, canalização e aparagem, reduzindo assim os custos de montagem.
  • Torna o trabalho entre ofícios independentes (pedreiro e carpinteiro), acelerando a execução do trabalho.
  • Possíveis danos na carpintaria são evitados quando a sua instalação é feita como um acabamento de trabalho.
  • Os processos de instalação não requerem normalmente a pré-perfuração da pré-fabricagem.
  • A pré-estrutura facilita a ruptura da ponte térmica entre as faces exteriores e interiores da fábrica.

(d) Renovação:

Este é um caso especial de instalação em que a moldura da carpintaria antiga é utilizada como prelúdio para a nova. Antes de efectuar uma montagem de renovação, será verificado se a fixação da moldura antiga à fábrica é resistente e se o seu estado de conservação (não ferro ferrugento, não comido madeira, etc.). Mais tarde, a moldura antiga será complementada ou reduzida quando necessário, certificando-se de que a base horizontal está nivelada. Uma vez feito isto, proceder como indicado na instalação com pré-estrutura.

Pontos de Fixação

Os pontos de fixação da janela à parede, com um dos sistemas listados, não podem ser escolhidos arbitrariamente, recomendamos seguir as regras abaixo:

1. não fazer qualquer fixação a menos de 20 cm dos cantos, de modo a não os forçar.
2. A distância máxima entre fixações deve ser de 70 cm.

Seguindo os dois requisitos anteriores, é necessário fazer tantas fixações quantas as dimensões da janela (Uma vez a janela fixada à abertura, aplicar um cordão de isolamento de espuma de poliuretano na abertura do perímetro, que amortece a expansão e evita fugas. Deve ser selado externamente no final da montagem.

Uma vez que a janela tenha sido fixada à parede, a janela será acabada e selada. A forma habitual é terminar as juntas exteriores com um cordão de silicone neutro.

Conteúdo relacionado

Construamos um projeto em conjunto
SERVIÇO DE PRESCRIÇÃO

Contamos com um programa global de aconselhamento para arquitetos com o qual o ajudamos a cobrir todas as necessidades do seu projeto de uma forma personalizada.

Reto KÖMMERLING
Quem vive no passado, não pode avançar
- Mies Van der Rohe -

Most consulted