Desenho para a saúde e produtividade | KÖMMERLING

Desenho para a saúde e produtividade

O papel da arquitetura na felicidade é decisivo. Medir o bem-estar e a produtividade no escritório é fundamental.
 

To share:
Desenho para a saúde e produtividade

Falamos constantemente de como tornar os nossos edifícios mais eficientes em termos energéticos e de como conseguir mais com menos. Tento mantê-los fora deste blogue, mas em muitos projectos é inegável que a eficiência acaba por relegar o conforto do utilizador para o fundo da lista de prioridades. Isto é imoral, e, como veremos agora, contraproducente.

Hoje abordamos um assunto que é simultaneamente ético e frívolo: cada empresa está interessada em espremer o máximo desempenho dos seus trabalhadores, muitos fazem-no sem qualquer consideração. O paradoxo surge quando, aparentemente, a forma de o conseguir é fazendo os seus empregados felizes. Quanto mais saudáveis e sorridentes são, mais produzem. E acontece que o papel da arquitectura na felicidade é decisivo.

No final de 2014, o GBC Mundial publicou o relatório Saúde, bem-estar e produtividade nos escritórios: O próximo capítulo para o edifício verde, que apresenta provas claras de como a concepção arquitectónica influencia a saúde, o bem-estar e o desempenho dos trabalhadores.

GBC Mundial- bem-estar e produtividade escritórios

Factores como a luz do dia, qualidade do ar e vistas são identificados e listados, e o impacto que têm na satisfação e produtividade do pessoal. Além disso, está incluído um conjunto de ferramentas para medir estes níveis de satisfação com o edifício, com o objectivo de poder informar os decisores nesta área. O relatório analisa os custos médios de uma empresa, provando que o aumento do desempenho dos funcionários é o mais eficaz, uma vez que a folha de pagamentos representa 90% das despesas.

O que precisa de saber

Fornecer-nos dados tais como que uma melhoria na qualidade do ar, reduzindo os poluentes e a concentração de CO2, pode melhorar a produtividade em 8-11%. No que diz respeito ao conforto térmico, uma variação de alguns graus pode alcançar melhorias de até 9% na produtividade.

Os estudos que relacionam a proximidade da janela com uma maior satisfação começam a considerar o impacto positivo das opiniões, especialmente quando se trata do contacto com a natureza.

O ruído e o desconforto acústico são um dos principais factores de insatisfação dos utilizadores de um edifício de trabalho baseado no conhecimento.

O enorme impacto da disposição interior (densidade, configuração, espaço social e de trabalho) na concentração, criatividade, confidencialidade e colaboração tem sido comprovado.

Finalmente, um desenho activo que encoraje o exercício, os ginásios de habitação, o estacionamento de bicicletas e as áreas verdes podem ajudar a promover hábitos de vida saudáveis entre os utilizadores.

Medir o bem-estar e a produtividade no seu escritório

O kit divide os indicadores em três grupos:

indicadores

  • Indicadores financeiros: absentismo, rotatividade de pessoal, queixas e despesas médicas, doenças
  • Indicadores de percepção: Estudos de saúde, bem-estar e hábitos de produtividade podem fornecer informações muito valiosas para melhorar o desempenho das equipas humanas.
  • Indicadores físicos: Para contrastar com tudo isto, precisamos de medir valores físicos como a temperatura do escritório, para que possa ser relacionado com o efeito sobre os empregados. Os nossos conhecimentos nesta área podem beneficiar grandemente das novas tecnologias emergentes, tais como as wearables.

Conteúdo relacionado

Construamos um projeto em conjunto
SERVIÇO DE PRESCRIÇÃO

Contamos com um programa global de aconselhamento para arquitetos com o qual o ajudamos a cobrir todas as necessidades do seu projeto de uma forma personalizada.

Reto KÖMMERLING
Quem vive no passado, não pode avançar
- Mies Van der Rohe -

Most consulted