A estanqueidade ao ar dos edifícios
Mostramos-lhe a importância de ter edifícios estanques e como o conseguir
A impermeabilidade dos edifícios é uma característica física cujo objetivo é evitar a passagem de agentes climáticos externos para o interior, principalmente a água e o ar.

O que é a estanqueidade em edifícios?
A lâmina de cor verde colocada define a estanqueidade no exterior desta casa. Foto: Miren Caballero
A estanqueidade cria uma barreira física entre os agentes externos que podem criar patologias de construçãocomo infiltração de água/humidade e infiltração de ar no interior. Um edifício é considerado estanque quando são utilizados materiais para esse fim. É imperativo que tenhamos uma atenção especial em resolver bem os encontros entre diferentes sistemas e planos construtivos.
A impermeabilidade é assegurada pelo desenho de uma linha invisível contínua ao nível das plantas dos edifícios. Esta linha é traduzida em trabalho em gesso, fitas adesivas e massas especiais que garantem a barreira contra a água e o ar.
Os edifícios estanques têm a vantagem de estarem livres de patologias, tais como:
· Humidades
· Bolores
· Possível desprendimento de material do recinto
· Defeitos estruturais
Estanqueidade na construção, como é feita?
A hermeticidade ao ar ou, simplesmente, hermeticidade é aquela que serve como uma barreira à infiltração descontrolada do ar através de:
· Juntas mal vedadas ou uso de materiais de vedação não duráveis.
· Encontros de duas plantas construtivas.
· Passa-tubos, macarrões de instalação e buracos.
· Paredes do recinto mal executadas.
O facto de termos edifícios estanques ao ar beneficia nomeadamente o conforto interior. Além disso, melhora o isolamento sonoro do exterior e reduz as exigências energéticas, mesmo a sensação de desconforto em regiões com verões quentes e húmidos.
A estanqueidade ao ar é conseguida através da selagem contínua da envolvente do edifício, que é chamada a "linha de hermeticidade"… A linha de hermeticidade pode estar dentro ou fora do edifício e é alcançada pelo uso de materiais herméticos, estes podem ser desde revestimentos de gesso de paredes, passando por lajes de betão, até ao recurso a lâminas e fitas especiais.
Preste muita atenção à instalação da carpintaria, já que muitas vezes prescrevemos o uso de sistemas de carpintaria muito avançados, mas, infelizmente, a instalação não é devidamente executada e ocorrem infiltrações de ar no encontro carpintaria-muro. Portanto, recomendamos que aposte em fabricantes que possuam instaladores de qualidade e sejam especialistas na execução de furos tanto estanque à água quanto ao ar.
Contamos com um programa global de aconselhamento para arquitetos com o qual o ajudamos a cobrir todas as necessidades do seu projeto de uma forma personalizada.